Leitura obrigatória: Geddel Vieira Lima está preso


O ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) foi preso nesta segunda (3) pela Polícia Federal, na Bahia.

A prisão é preventiva, ou seja, sem tempo determinado de duração e foi determinada a pedido do Ministério Público e da Polícia Federal. A acusação é de que o ex-ministro de Temer teria tentou atrapalhar as investigações.

A Polícia Federal deflagrou em janeiro a operação Cui Bono? (“A quem beneficia?”, em latim), que mirava Geddel e sua gestão na vice-presidência de pessoa jurídica na Caixa Econômica Federal, entre 2011 e 2013.

Autorização de arrombamento

O juiz Vallisney de Souza, de Brasília, determinou a apreensão dos celulares de Geddel Vieira Lima no despacho em que concedeu a prisão preventiva dele. O juiz autoriza a Polícia Federal a ‘forçar entrada e arrombar portas e cofres, na hipótese de resistência de seu cumprimento’. E também ‘autoriza empregar força contra coisas existentes e todos os meios legais para o cumprimento do mandado’. Leia o texto do despacho na íntegra.

PGR: Tentativa de evitar a delação

Segundo a Procuradoria da República no Distrito Federal, Geddel vinha agindo para atrapalhar a Lava-Jato e outras investigações.

“O objetivo de Geddel seria evitar que o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e o próprio Lúcio Funaro firmem acordo de colaboração com o Ministério Público Federal (MPF). Para isso, tem atuado no sentido de assegurar que ambos recebam vantagens indevidas, além de “monitorar” o comportamento do doleiro para constrangê-lo a não fechar o acordo”, diz a Procuradoria em nota divulgada após a prisão do ex-ministro.

Com informações do Estadão, Folha e O Globo.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais