Leitura Obrigatória: Dia de confronto em Brasília


Esta quarta-feira (24) seria mais um dia de manifestação em Brasília, não fosse a intensidade da crise deflagrada pela delação da JBS. Os ânimos estavam alterados e sabia-se da possibilidade de confronto mas a realidade foi um campo de guerra.

Compartilhe no Whatsapp: http://bit.ly/2rWyiGU

Manifestação e confronto

Segundo estimativa dos agentes de segurança, foram mais de 25 mil pessoas que saíram do Estádio Mané Garrincha em direção ao Congresso Nacional. O protesto começou pacífico mas com o aumento da tensão culminou em cenas de vandalismo. Carros incendiados, vidros quebrados e alguns prédios de ministérios foram incendiados.

O Congresso

Em reação à isso o presidente da Câmara Rodrigo Maia pediu em ofício a ação das forças de segurança, mas o que o Congresso viu foi o exército tomando a Esplanada dos Ministérios. Um decreto do Presidente Michel Temer autorizou o uso das Forças Armadas para Garantia da Lei e da Ordem, algo nunca visto desde a redemocratização.

A reação dos parlamentares de oposição foi da perplexidade à agressão.

Sobre a GLO

A medida tomada por Temer foi a Garantia da Lei e da Ordem (GLO). São operações realizadas exclusivamente por ordem expressa da Presidência da República e ocorrem nos casos em que há esgotamento das forças tradicionais de segurança pública, em situações graves de perturbação da ordem. De acordo com a Constituição, esse tipo de operação é permitida quando “agentes de perturbação da ordem” coloquem em risco a integridade da população e o funcionamento das instituições. Segundo o decreto de Temer a medida vale até dia 31 de maio.

Temer

Após repercussão negativa da medida o presidente Temer avalia revogar o decreto caso manifestações cessem e seja retomada a normalidade na Esplanada dos Ministérios.


Com informações do Estadão, Folha, O Globo e Globo News.

 

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais