Legado de Dilma aos brasileiros

A soberba precede a ruína,

e a altivez do espírito precede a queda.

Provérbios, 16, 18

A presidente Dilma Rousseff tem pouco menos de três anos para evitar ser retratada pela história como a mandatária que malbaratou dois importantes legados erigidos por seus antecessores. Não é muito tempo considerando a atual dimensão do estrago causado à vida econômica e social do país e a imprevisibilidade para calcular o fundo do poço.

Sob a égide de Fernando Henrique Cardoso, então ministro da Fazenda (1993-1994), e do presidente Itamar Franco (1992-1994), um grupo de economistas debelou a inflação (que chegou aos 80% mensais). Quem viveu o período antecedente ao de Itamar, quando a hiperinflação parecia dragão incontrolável e era presença inescapável no angustiante cotidiano das compras, tem a dimensão do que representou a façanha. A iniciativa catapultou FHC à presidência da República por oito anos (1995-2002).

Foi, então, a vez de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010). Em seus dois mandatos, Lula seguiu, com maior ou menor vigor, a vereda da estabilidade da economia, alicerçada pelos dois mandatários que o antecederam. Foi além quando empenhou seu capital político na distribuição de renda. Mais do que promover a transposição de milhões de cidadãos da classe E para as subsequentes, D e C, Lula deixou como legado a prioridade estatal com os mais pobres e os miseráveis.

A estabilidade econômica e a distribuição de renda – afora a condução do Estado por civis, obra coletiva e inestimável de uma geração – pareciam estar agregadas como tríade basilar do Brasil contemporâneo, pós-ditadura militar, de forma irrevogável. Pareciam?

Bem, parecem ainda. Mas, a princípio, tudo que é erguido pode ser posto abaixo. Depende, por óbvio, do construtor e dos síndicos a quem caberá preservar a obra. E, no Brasil, em que pese nosso sistema presidencialista híbrido, onde o parlamentarismo bruxuleante resplandece aqui e ali, o presidente é quem decide.

Sim, senhora presidente

Eis que volvemos à mandatária que comanda o país desde 2011. Comandar, para Dilma Rousseff, não é letra morta. Foi ela quem decidiu arriar a taxa básica de juros, a Selic, para vê-la outra vez no pináculo do financismo. Também coube à presidente rebaixar o custo da energia elétrica a níveis popularescos e, pouco depois, resignar-se com o gravame da “conta de luz” novamente no topo do desmazelo inflacionário. Nos dois casos, onerando sobretudo as classes econômicas menos favorecidas, que padecem com a alta do desemprego e da inflação.

Nestes dois tropeços administrativos, a presidente revelou sua personalidade voluntarista e atrabiliária. Diferente do que postula a administração moderna, o contraditório parece não fazer parte de seu dia a dia. Para ser ouvido sem que destemperos fossem lançados de encontro, o cortesão dispunha de um vocativo imposto: “Sim, senhora presidenta”. Quem desdenha da objeção, foge de admoestações pertinentes.

Itamar, mas principalmente Lula e Fernando Henrique, cultivavam diferença vital com Dilma no comando da política econômica. Mais do que seres políticos, todos gostavam de fazer política – viés que, ao que tudo indica, é traço pálido na senhora que ora nos governa.

Num sistema onde o parlamento enxuto, com menos partidos, já é difícil de conduzir, a hodierna proliferação de legendas aos borbotões torna a tarefa coisa de experts. Esta expertise indica que ouvir é predisposição sine qua non na política. Porém, os relatos que se avolumam sugerem que a mandatária não tem essa vocação.

A ausência desse pendor, por exemplo, inibe-a de adotar como rotina o convívio direto com lideranças partidárias. Tivesse essa propensão, ela poderia ter cogitado outra atitude quando esteve no Congresso Nacional em fevereiro desse ano para ler a mensagem do Executivo aos parlamentares.

Obstada, em seu pronunciamento, pela deputada oposicionista Mara Gabrilli, Dilma perdeu a oportunidade de convidar a cadeirante, que angaria múltiplas simpatias, para uma audiência. Não seria um disparate, pois a presidente é líder de um partido que, em busca da hegemonia, acolheu próceres da política suspeitos de praticar malfeitos.

Diante da degradação política, econômica e social, conjunção nunca antes vista na história da República, há que se esperar reação inédita. Três anos podem ser pouco para obliterar por completo as mazelas que se abatem sobre o país. Esse tempo, no entanto, pode ser suficiente para preservar conquistas que já deveriam estar incorporadas ao ideário de uma nação democrática e em busca da igualdade de oportunidades e direitos para todos.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais