Janot extrapola


O vazamento do pedido de prisão da cúpula peemedebista foi considerado abusivo nos meios jurídico e político. Nem mesmo os petistas saíram em defesa do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que pediu ao Supremo Tribunal Federal a prisão do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), do senador Romero Jucá (PMDB-RR) e do ex-senador José Sarney (PMDB-AP). Entre os ministros do Supremo, a avaliação é que o procurador-geral “pôs os pés pelas mãos”. Janot teria vazado o pedido para pressionar os magistrados, o que pode surtir efeito contrário. No Congresso, com raras exceções, havia um clima de apreensão com a decisão de Janot.

Calma lá

O presidente em exercício Michel Temer pretende interromper o ciclo de exonerações de ministros assim que aparecer uma denúncia. O governo afastou imediatamente os ex-ministros Romero Jucá (Planejamento) e Fabiano Silveira (Transparência) após supostas tentativas de interferência na Operação Lava Jato. Na avaliação de Temer, é preciso garantir o direito de defesa dos investigados. Além disso, ele acredita que já deu demonstrações sólidas de apoio à operação que vem devastando o mundo político.

Lei de responsabilidade das estatais

O deputado Arthur Maia (PPS-BA), vice-líder do governo e relator, na Câmara, do projeto de lei que trata da lei de responsabilidade das estatais, reuniu-se com os líderes partidários nesta terça-feira (7) para explicar os pontos principais de seu parecer. Segundo ele, a partir da aprovação da nova legislação, serão mais rígidos e objetivos os critérios para a escolha de dirigentes para as empresas públicas e as sociedades de economia mista, será adotado modelo de licitação diferenciado para as que atuam no mercado e também ficará proibida a atuação das estatais em áreas para as quais elas não foram criadas.

Incentivo à cultura

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE) aprovou a alteração na Lei Rouanet para incluir projetos das instituições públicas de ensino superior entre os beneficiários da aplicação dos recursos dos fundos de investimento cultural e artístico e dos incentivos provenientes de doações ou patrocínios. A matéria deve seguir direto para a Câmara dos Deputados, a menos que haja recurso para votação em Plenário. O autor da proposta, senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), observou que o projeto contribui para fortalecer a educação nacional e valorizar e desenvolver a cultura brasileira. Relatou a proposição o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG).

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais