Investigação e escolha do novo ministro trazem desafios, mostra pesquisa


Pesquisa realizada pelo instituto Paraná após a morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, aponta que o governo Michel Temer (PMDB) terá desafios na apuração das causas do acidente aéreo que vitimou Teori, assim como na escolha de seu sucessor de forma a não passar para opinião pública a impressão que o Palácio do Planalto possa ter algum tipo de interesse em controlar a Operação Lava-Jato.

Para 83,1% dos entrevistados, o acidente que vitimou Teori Zavascki foi crime/proposital. Apenas 15,6% acreditam que a tragédia foi um acidente/fatalidade. Esses números sinalizam que os órgãos oficiais terão que demonstrar o máximo de transparência possível na apuração da tragédia para evitar a disseminação de especulações envolvendo a morte do ministro.

Outro desafio diz respeito à escolha do novo ministro do STF. Segundo o instituto Paraná, apenas 31,1% dos entrevistados são favoráveis a indicação do juiz Sérgio Moro para Supremo. A grande maioria (65%) é contra a escolha de Moro como ministro do STF.

De acordo com o instituto, a maior parcela dos entrevistados receiam que a Operação Lava-Jato não tenha prosseguimento sem Sérgio Moro.

As respostas a esses dois questionamentos mostra que existe uma desconfiança na opinião pública em relação ao futuro da Lava-Jato após a morte de Teori Zavascki. Como trata-se de uma operação com um grande respaldo popular, o Planalto precisa ter o máximo de cuidado para evitar especulações de que estaria atuando contra a investigação.

Aliás, não foi por acaso que no último final de semana, corretamente o presidente Michel Temer afirmou que apenas indicará o novo ministro após o STF definir o novo relator da Lava-Jato.

Como a Lava-Jato é um assunto do Poder Judiciário, Temer acerta ao não escolher o ministro antes da definição do novo relator da Lava Jato, evitando assim a politização do tema.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais