Greve de aeronautas


Aeronautas e aeroviários de táxi aéreo fazem greve em 9 de novembro, conforme relembra o Sindicato Nacional dos Aeronautas. A paralisação será feita nas cidades de Macaé, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes e Farol de São Tomé – os aeroviários, trabalhadores de terra, também participam da campanha e cruzarão os braços na mesma data. A decisão foi tomada pela categoria em assembleia realizada no último dia 14, após os tripulantes negarem a última proposta do Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo (Sneta) para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho de 2015/2016.

Fundo de pensão

Um projeto de lei (PLS 312/16), cujo objetivo é endurecer as regras contra a gestão fraudulenta de gestores de fundos de pensão, enquadra as entidades de previdência complementar em crime contra o sistema financeiro nacional. A proposta tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A proposta pretende aumentar a fiscalização da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). A entidade poderá informar diretamente ao Ministério Público Federal a ocorrência de crime no exercício de suas atribuições de fiscalização das entidades de previdência complementar, função delegada hoje só ao Banco Central e à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O projeto é de autoria do senador José Aníbal (PSDB-SP).

Passagens aéreas para idosos

O Senado Federal discute o projeto de lei (PLS 482/2011) que define cota de passagem gratuita em avião para idoso de baixa renda. A proposta, apresentada pelo ex-senador Vital do Rêgo, explicita como obrigação das empresas aéreas reservar nas aeronaves duas poltronas gratuitas para idosos, determinação que já existe no Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) quanto ao transporte coletivo interestadual. O Estatuto do Idoso prevê ainda desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens no transporte coletivo interestadual, para os idosos que excederem as vagas gratuitas e que tenham renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Essa obrigação, ainda de acordo com o projeto de Vital do Rêgo, será estendida às companhias aéreas.

População de rua

Está em discussão na Câmara o projeto de lei (PL 5740/16), cujo autor é o deputado Nilto Tatto (PT-SP), que institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua. A proposta garante à população de rua o usufruto e a permanência na cidade e as formas de preservação de sua saúde física e mental, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade. A proposta veda a discriminação desses cidadãos em qualquer atendimento público ou privado. O texto também garante a posse e a propriedade sobre os bens e pertences pessoais necessários à sua sobrevivência.

Produtos de uso veterinário

Tramitando em caráter conclusivo, a Câmara debate o projeto de lei (PL 5355/16) que exclui os aditivos, os suprimentos promotores e os melhoradores da produção animal do rol de produtos de uso veterinário. Para o deputado César Halum (PRB-TO), autor da proposta, a lei que trata do medicamento genérico de uso em animais incluiu os aditivos “por um equívoco”, uma vez que eles devem ser regulados por legislação própria. Se a exclusão for aprovada, passarão a ser consideradas produtos de uso veterinário todas as substâncias químicas, biológicas, biotecnológicas ou preparações manufaturadas aplicadas diretamente ou misturada com os alimentos, destinadas à prevenção, ao diagnóstico, à cura ou ao tratamento das doenças dos animais.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais