Governo prepara reforma trabalhista


O governo está prestes a concluir a proposta de Reforma da Previdência, que será enviada ao Congresso após o desfecho do impeachment. Depois, a ideia é encaminhar ao Congresso um conjunto de propostas para mudar a legislação trabalhista.

As principais são três. A primeira, que fazia parte do programa Uma Ponte para o Futuro, lançado pelo PMDB em outubro de 2015, é permitir que as convenções coletivas prevaleçam sobre as normas legais. Outros dois itens são regulamentar a proposta da terceirização e tornar permanente o Programa de Proteção ao Emprego (PPE).

O PPE foi lançado pela presidente afastada Dilma Rousseff. Permite a redução da jornada de trabalho em até 30%, com diminuição também do salário – no caso de uma redução de 30%, a perda salarial será de, no mínimo, 15%, já que o governo deve complementar os outros 15% com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O PPE termina no dia 31 de dezembro.

Já existem no Congresso propostas sobre a possibilidade de acordos coletivos prevalecerem sobre a legislação e a terceirização. A primeira está em estágio inicial.

A terceirização já foi aprovada pela Câmara e se encontra em discussão no Senado. O texto autoriza sua utilização em qualquer setor das empresas, cria regras de sindicalização e prevê a responsabilidade solidária da empresa contratante e da contratada nas obrigações trabalhistas.

É possível que o governo negocie um texto com os senadores para ganhar tempo. Assim, não seria necessário enviar uma nova proposta, o que, caso seja feito, implicará novo exame pela Câmara.

De qualquer forma, os temas são complexos, encontrarão resistência de entidades sindicais e por isso tendem a ter votação conclusiva apenas em 2017.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais