Governo perde primeira batalha do impeachment


O governo saiu derrotado da primeira batalha do impeachment. O plenário da Câmara aprovou, por 272 votos a 199, a composição da Comissão Especial do impeachment apresentada pelos dissidentes do governo e representantes da oposição. Essa comissão dará o parecer sobre a interrupção do mandato da presidente Dilma Rousseff. A lista inclui deputados do PSDB, PMDB, PP, PSD, PSB, PTB, SD, DEM, entre outras legendas menores.

Os votos obtidos pelo governo mostram que, a julgar por esta votação, a margem de segurança da presidente é de apenas 28 votos além do mínimo necessário (171) para evitar que o processo do impeachment seja aprovado (342 votos). Vale destacar que 41 deputados não participaram da votação.

Outro aspecto preocupante é que a lista apoiada pela oposição tem 39 nomes com perfil mais independente, que não necessariamente seguirão a orientação do governo. Esse grupo equivale a 60% dos 65 parlamentares da Comissão.

O resultado também é uma derrota para o líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ). Agora, ele corre sério risco de ser destituído do cargo. Para o governo, uma consequência negativa, pois seu substituto terá, potencialmente, um perfil mais independente em relação ao Planalto.

O canal institucional de comunicação entre o Palácio e a bancada da Câmara fica comprometido e a palavra “derrota” associada ao governo será o carimbo que a mídia repetirá daqui até a próxima votação. Além disso, especula-se que o senador Delcídio do Amaral estaria próximo de fechar um acordo de delação premiada com o Ministério Público. Seu conteúdo poderá fragilizar ainda mais o governo.

A derrota veio na sequência da divulgação da carta do vice-presidente Michel Temer para a presidente Dilma Rousseff na qual ele diz que se sente desprestigiado e tratado como vice decorativo.

O resultado mostra que a situação do governo é delicada. No próximo dia 16, o Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar mandado de segurança impetrado pelo PT pedindo que a Corte defina o rito de tramitação do impeachment. O partido também pretende questionar a eleição de hoje.

 

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais