Governo desfalcado: muitos problemas e pouco braços


O governo Michel Temer está desfalcado. Com Eliseu Padilha (Casa Civil) afastado por questões de saúde e sem coordenação política após a demissão de Geddel Viera Lima, o núcleo palaciano está enfraquecido. Sobra apenas Moreira Franco, envolvido em sua agenda de investimentos e privatizações.

Essa situação termina sobrecarregando o presidente. Mesmo com a equipe completa, o governo já batia cabeça por falta de uma estratégia consistente fora da agenda em debate no Congresso.

Enquanto não ficar claro quem ocupará a coordenação política e quando Eliseu Padilha retornará ao gabinete, o palácio vai funcionar predominantemente para apagar incêndios.

O fim do ano será dedicado a concluir a votação PEC dos Gastos e iniciar o debate sobre a reforma previdenciária, bem como encaminhar a sucessão da Câmara e do Senado e escolher um novo coordenador político.

Não é o ideal. O governo deveria procurar sair do corner do noticiário por meio da melhoria de sua estratégia de comunicação e da adoção de um cardápio de medidas que possam simplificar a vida do cidadão e do investidor.

O que o governo pode fazer?

Enquanto 2017 não chega, o governo poderia planejar algumas medidas de processo que iriam vitalizar a sua imagem.

  • Comunicação. Sem verbas publicitárias – gastas antecipadamente por Dilma Rousseff – o governo tem que apelar para a imaginação. Criar eventos e abusar da comunicação direta como forma que “by passar” a mídia do “quanto pior, melhor”.
  • Redes Sociais. Atuar de maneira proativa visando neutralizar ações de contrainformação que visam desestabilizar o governo. Mobilizar as redes sociais dos partidos aliados e trabalhar de maneira coordenada.
  • Desburocratização. Apresentar agenda de redução da burocracia tributária, cartorial e empresarial para agilizar o investimento e facilitar a vida do cidadão. Existem temas já postos pelo comércio que poderiam ser adotados rapidamente.
  • Terceirização. Acelerar a discussão do tema no Congresso e no STF. Sua definição será uma grande notícia para o mundo empresarial e terminará sendo positivo para a redução do desemprego

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais