Governo agiliza cronograma da PEC dos Gastos


O governo está empenhado em garantir que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata do limite de gastos na Câmara seja votada até outubro. Na semana passada, a proposta foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e rapidamente se criou e instalou uma Comissão Especial para discuti-la. O relator escolhido é o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS).

O relator pode apresentar seu parecer somente após a décima primeira sessão. Para que haja sessão, é necessária a presença mínima de 51 deputados na Câmara. O esforço do governo é garantir o cumprimento dessa exigência mínima nas próximas duas semanas.

Já foi marcada para o dia 22 de agosto a apresentação do plano de trabalho pelo relator. Antes da divulgação de seu relatório, serão feitas algumas audiências públicas com os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, e do Planejamento, Dyogo Oliveira, além da secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, entre outros. As audiências públicas podem ser realizadas nas duas últimas semanas deste mês.

Na última semana de agosto, o relator poderá apresentar seu relatório e a votação ocorrer na primeira semana de outubro. Já o primeiro turno no plenário poderia ser nos dias 18, 19 e 20 de outubro. Na semana anterior, por causa do feriado (12/10), seria inviável. O segundo turno ficaria para a semana seguinte.

Com isso, na primeira semana de novembro, a proposta poderia ser enviada ao Senado. Regimentalmente, haveria tempo para que os senadores concluíssem a votação da proposta ainda este ano. Entretanto, o mais provável é que fique para o primeiro trimestre de 2017.

Apenas para efeito de comparação, a PEC que prorroga a Desvinculação de Receitas da União (DRU), tema menos polêmico e já conhecido dos senadores, está na Casa desde o início de junho – mais de dois meses – e até o momento não teve sua votação concluída.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais