Governistas rejeitam Marcelo Castro


Ex-ministro da presidente afastada Dilma Rousseff, o deputado federal Marcelo Castro (PMDB-PI), cuja candidatura à presidência da Câmara foi lançada nesta terça-feira (12), embola a disputa pela substituição à cadeira deixada pelo deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Porém, Castro tende a acirrar os ânimos entre aliados de Michel Temer. O governo enxerga clara intenção petista de sabotar Temer. O ex-presidente Lula, por meio de interlocutores, já andou ciceroneando o ex-ministro. Aliados do Palácio do Planalto olham a candidatura com extrema desconfiança, justamente porque Marcelo Castro votou contra o impeachment de Dilma, em maio. “O PMDB empurrou o comando da Câmara para o centrão”, afirma o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS). Segundo ele, sairá fortalecida a candidatura de Rogério Rosso (PSD-DF), porque os apoiadores do impeachment “terão dificuldade em votar em um dilmista”.

 

Acordo sobre mudança climática

A Câmara aprovou o Acordo de Paris sobre Mudança do Clima, celebrado em 2015, que prevê a adesão do Brasil a acordo sobre mudanças climáticas. O texto precisa ser votado pelo Senado. O acordo procura substituir outras metas referentes à diminuição da emissão de gases do efeito estufa para substituir as estipuladas no Protocolo de Kyoto. Os países participantes do acordo serão encorajados a adotar medidas para apoiar ações estipuladas no âmbito dos acordos anteriores da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Energias alternativas

A Comissão de Minas e Energia da Câmara realiza nesta quarta-feira (13) audiência sobre estratégias para ampliar investimentos na geração de eletricidade por meio de energias renováveis. O pedido é do deputado Sergio Vidigal, que aponta a grave situação matriz energética, causada pela crise hídrica. Segundo ele, a ausência de gestão, o aumento do consumo energético e a necessidade de crescimento do País exigem maiores investimentos e maior desenvolvimento dessa matriz energética.

 

Ensino do empreendedorismo

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado aprovou o projeto que muda a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para incluir o estudo do empreendedorismo nos currículos dos ensinos fundamental e médio, e na educação superior. Para o autor da proposta, senador José Agripino (DEM-RN), os conhecimentos não serão úteis só para os jovens que vão se tornar empresários, mas para desenvolver um ensino mais criativo e formar pessoas com mais iniciativa. O texto pode seguir diretamente para análise da Câmara.

 

TST como órgão do Judiciário

O Congresso Nacional promulgou a emenda constitucional (EC 92/2016) que deixa claro na Constituição Federal que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) é um órgão do Poder Judiciário. O texto aumenta as competências do Tribunal e estende às nomeações para o cargo de ministro do TST os requisitos de “notável saber jurídico” e “reputação ilibada”, exigidos nas indicações ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais