Geraldo Alckmin – futuro presidente do PSDB


O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB-SP), é um exemplo de resiliência. Entre todos os caciques tucanos que disputavam a liderança nacional do partido e a candidatura à presidência da República, foi o único que sobreviveu em condições de disputar ambos cargos. De fato, Alckmin deverá ser alçado à presidência nacional do PSDB no dia 9, por aclamação, após a desistência de Tasso Jereissati e Marconi Perillo.

A disputa inicial como candidato do PSDB à Presidência era entre Alckmin, o senador José Serra e o Aécio Neves, hoje presidente afastado do partido. No entanto, a Lava-Jato tornou-se uma ameaça para Serra e Aécio. O líder mineiro foi o mais atingido, flagrado numa gravação num diálogo comprometedor com Joesley Bastista, empresário alvo de denúncias gravíssimas. O antecipando o processo de sucessão no comando do partido.  Alckmin, apesar de também citado em investigações, conseguiu ser um dos únicos a permanecer de pé.

Já como pré-candidato, surgiu uma pequena possibilidade de Alckmin perder a vaga para seu afilhado político João Doria, prefeito de São Paulo. No entanto, o empresário ainda não possui o jogo de cintura político que o faria sobrepujar alguém tão experiente como Alckmin. E o “João Trabalhador” perdeu-se em meio a um oceano de factoides.

A hashtag presente em todos os perfis sociais de Alckmin – #PreparadoParaoBrasil – é clara. A campanha já foi lançada, mas no limite da sutileza em que o governador aproveita a visibilidade para imprimir sua característica mais relevante na retina do eleitor: a experiência. Veja então como é a presença online do futuro presidente nacional do PSDB e pré-candidato à Presidência da República para 2018.

Twitter

Geraldo já está em pré-campanha, como governador tem acesso à máquina pública e está utilizando-a de maneira muito inteligente para ampliar a sua visibilidade nacional sem quebrar as regras vigentes. O governante divulga suas ações no estado e ainda faz críticas à gestão do PT, à Lula e Dilma Rousseff. Da mesma maneira vem sendo construída a narrativa de pré-campanha PSDB.

Facebook

No Facebook, Alckmin publica vídeos em que defende temas como segurança e saúde, falando do estado de São Paulo, mas de maneira que se aplicaria ao que o eleitor em 2018 deseja ouvir de um candidato à presidência da República.


Instagram

Alckmin visitou recentemente Recife, onde não perdeu a oportunidade de reforçar a imagem de homem religioso e ainda teve a oportunidade de estreitar laços com representantes do PSB pernambucano, do finado Eduardo Campos, e também com líderes locais do PMDB.


Outro tema que será recorrente nas campanhas de partidos alinhados à base governista é a da recuperação da economia. Alckmin trabalha esses números positivos do estado que governa.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais