Garotinho ensaia delação


Antes de ser preso na quarta-feira (16) da semana passada, o ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho desembarcou em Brasília, em busca de reunião com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Prevendo a cadeia, Garotinho passou quinze dias na capital da República, tratando de abrir negociações para delação premiada. O ex-governador garante que tem denúncias contra os desembargadores do Rio de Janeiro. Está na mira, especialmente, o ex-presidente do Tribunal de Justiça do Rio, Luiz Zveiter.

Lei contra a corrupção

A comissão especial da Câmara que analisa o projeto de lei (PL 4850/16) com medidas de combate à corrupção se reúne nesta terça-feira (22). Os deputados devem dar continuidade à discussão do substitutivo do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), pronto para votação. Na semana passada, o debate foi adiado em função de mudanças de última hora em um dos pontos considerados polêmicos da proposta: a possibilidade de magistrados e membros do Ministério Público serem processados por crime de responsabilidade. Segundo o presidente da comissão, Joaquim Passarinho (PSD-PA), os deputados não aceitaram a retirada do dispositivo, anunciada pelo relator após conversa com o coordenador da Operação Lava Jato no Ministério Público, o procurador Deltan Dallagnol.

Defesa nacional

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) se reúne nesta terça-feira (22), em audiência pública, com o ministro da Defesa, Raul Jungmann. Ele apresentará os aspectos mais relevantes da agenda da defesa nacional e as perspectivas de atuação do ministério para os próximos anos. O encontro foi pedido pelos deputados Pedro Vilela (PSDB-AL) e Vanderlei Macris (PSDB-SP). Presidente da Comissão, Vilela considera importante a presença do ministro para informar sobre os aspectos considerados relevantes, sobretudo quanto à atualização da Política Nacional de Defesa, da Estratégia Nacional de Defesa e do Livro Branco de Defesa, prevista para ocorrer neste ano.

Apuração de incêndio criminoso

O coordenador institucional da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), cobrou rigor das autoridades na investigação e punição dos responsáveis pelo incêndio criminoso em lavouras no município gaúcho de Sananduva, no norte do Estado. Um grupo de 100 índios acampados na região teria provocado o incêndio no domingo (20), em represália contra a prisão de outras três lideranças indígenas. “É inadmissível, é inaceitável, porque independente de ser indígena ou branco, todos somos cidadãos brasileiros e precisamos cumprir a lei. Por isso estou pedindo à secretaria da Segurança do Rio Grande do Sul e ao Ministério da Justiça uma prioridade nessa investigação e a punição dos responsáveis”, disse.

Contrato por hora de trabalho

O projeto de lei (PLS 218/2016) que permite a contratação de trabalhador por hora (PLS 218/2016) será discutido, nesta terça-feira (22), na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) com sindicalistas e empresários. Na visão do relator da proposta, o senador Armando Monteiro (PTB–PE), este tipo de contrato já é utilizado em diversas regiões do mundo, como a Europa e os Estados Unidos, motivo pelo qual defende sua aprovação. Monteiro acredita que a jornada flexível busca criar oportunidades e novas vagas de emprego, principalmente nos finais de semana ou em serviços temporários, como no Natal.

Fala, Juca Ferreira

O ex-ministro da Cultura Juca Ferreira é o convidado, nesta terça-feira (22), da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada para apurar contratos da Lei Rouanet. Juca falará sobre fatos relacionados ao objeto da investigação. Em 2009, o ex-ministro organizou consulta popular para reunir sugestões com o intuito de melhorias na Lei Rouanet. À época da formulação da proposta, Juca teria constatado, com dados oficiais, distorções que indicavam inconformidades com a política pública. Justifica o requerimento de convite: “Conforme Juca Ferreira, os mecanismos existentes privilegiavam um ‘dirigismo cultural’, com uma concentração dos recursos privados captados via Lei Rouanet para determinados grupos culturais: cerca de metade dos recursos são destinados a apenas 3% dos produtores – minoria preponderantemente de São Paulo e do Rio de Janeiro”.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais