Faurie, um novo interlocutor para o Itamaraty


A diplomacia, muito mais que outras profissões, gera invejas que podem ser atribuídas em grande parte ao desconhecimento de seus tempos, rotinas, das inesgotáveis doses de paciência e bons modos para alcançar seus objetivos. Com frequência a profissão é associada à boa vida, à benesses e em alguns países ao prêmio dado pelo presidente a políticos do seu entorno.

Nos últimos tempos, a diplomacia brasileira passou por grandes sobressaltos, desde a carta branca e total liberdade de ação conferidas por Lula a Celso Amorim, até a rédea curta que Dilma mantinha com Antonio Patriota, Luiz Alberto Figueiredo e Mauro Vieira. Na verdade não é fácil vencer os desafios de ser ao mesmo tempo funcionário do Estado e membro de um governo.

Compartilhe pelo Whatsapp: http://bit.ly/2qHa56x

Não é muito diferente da Argentina, onde como aqui a diplomacia é institucionalizada. Quem lá prepara os diplomatas é o Instituto del Servicio Exterior de la Nación, semelhante ao brasileiro Instituto Rio Branco. O Itamaraty, herdeiro de outras tradições, entretanto, é uma instituição mais consolidada que o Palácio San Martin, sede da chancelaria argentina. Lá tem prevalecido a nomeação de políticos, que seguindo os vaivéns na política nacional, tem levado as prioridades da política externa a oscilar muito mais que a brasileira.

Novo chanceler argentino

O presidente Mauricio Macri acaba de nomear um novo chanceler, o embaixador de carreira Jorge Faurie (pronuncia-se Forí) que antes de assumir é alvo da imprensa comprometida com o anterior governo. Ele é acusado de ter trabalhado com Carlos Menem, de ser diplomata de carreira (como se fosse um demérito) e até de não ter declarado uma sociedade da qual fazia parte com um dos homens de confiança de Menem.

Mas, o fato é que Faurie é um diplomata de primeira linha, que aproveitou as oportunidades para subir na carreira a ponto de ser nomeado, no início do governo Macri, para o desejado posto de embaixador na França, depois de ter organizado o cerimonial da posse.

Faurie é um profissional da política e como tal coordenou o trabalho da equipe de diplomatas da embaixada argentina em Brasília entre 1987 e 1989, sob o comando do embaixador Hector Subiza. Na época, Brasil e Argentina, governos Sarney e Alfonsín, enfrentavam uma crise econômica e financeira e ao mesmo tempo davam os primeiros passos na política de integração, após longo período de desentendimentos.

O primeiro passo dessa nova política foi a inauguração da ponte Tancredo Neves, na fronteira comum, em novembro de 1985. Hoje, a política de integração tenta retomar o ritmo de anos passados, mas será necessário passar a crise política brasileira que desaconselha grandes decisões. O novo chanceler argentino terá como interlocutor preferencial o embaixador Marcos Abbot Galvão, o Secretário Geral, que tem sido nos últimos tempos o fator de estabilidade no Itamaraty.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais