Estamos em meio a uma guerra institucional?


Para saber mais sobre a crise política, leia:
EM BUSCA DO TÚNEL
RESULTADO DO JULGAMENTO DA CHAPA DILMA-TEMER NO TSE
QUEM MATOU A CIDADANIA FOMOS NÓS, QUE NÃO PARTICIPAMOS DA POLÍTICA

 

O episódio JBS nos deu a certeza de que não haverá entendimento entre o mundo político e o jurídico no curto prazo, em especial com a Procuradoria-Geral da República (PGR), no tocante aos desvios de conduta relacionados à Operação Lava-Jato e similares. Dois aspectos reforçam tal certeza.

O primeiro reside na insistência da PGR em pedir a prisão de políticos com mandato. Já foram alvo de pedidos os senadores Aécio Neves (PSDB-MG), Romero Jucá (PMDB-AP) e Renan Calheiros (PMDB-AL). O segundo aspecto foi a forma açodada com que a PGR agiu em relação ao presidente Michel Temer a partir das gravações feitas pelo empresário Joesley Batista, da JBS, durante conversa com o presidente.

Em não havendo entendimento, a única certeza é que a guerra institucional prosseguirá.

Quais os próximos movimentos?

  1. A PGR vai prosseguir atacando o presidente Michel Temer. Nos próximos dias, deve apresentar denúncia contra ele por prevaricação, obstrução de justiça e corrupção passiva.
  2. Espera-se, ainda, um novo pacotão de denúncias contra lideranças políticas, com novos pedidos de prisão. Um gran finale da gestão do procurador-geral da República Rodrigo Janot, cujo mandato termina em setembro. A iniciativa visa demonstrar, de forma sistêmica, que o mundo político está completamente corrompido.
  3. Novas denúncias podem atingir o presidente. Informações já vazaram na imprensa sobre outros áudios comprometedores sobre a relação da JBS com o governo.
  4. O presidente Michel Temer vai contra-atacar pedindo que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, relator da Operação Lava-Jato, não seja o juiz de seu caso porque o episódio com a JBS nada tem a ver com a Lava-Jato. Argumento usado por Fachin para se desincumbir de julgar o senador afastado Aécio Neves.
  5. Câmara e Senado vão pressionar Fachin por conta de suas ligações com a JBS. Perguntas já foram encaminhadas ao STF e não devem ser respondidas, mas podem embasar um pedido de impeachment de Fachin no Senado.
  6. O presidente Temer pode antecipar o anúncio do novo procurador-geral da República, buscando um nome fora do espectro de influência de Janot para enfraquecer o final de seu mandato. Outra alternativa, mais radical, seria pedir o seu afastamento ao Senado Federal.
  7. Visando quebrar o ritmo das atividades no Congresso, deverá haver recesso branco na segunda quinzena de julho, o que jogará o debate para agosto.
  8. Serão retomados os esforços para a aprovação de uma anistia ao caixa 2 no bojo das iniciativas propostas pelo MPF.
  9. Periféricas à questão JBS-Temer, avançam outras delações (ex-ministro Antonio Palocci, Lúcio Funaro, apontado como operador do ex-deputado Eduardo Cunha, empreiteira OAS etc.) que aquecerão ainda mais o ambiente.

Compartilhe pelo Whatsapp: http://bit.ly/2seEhdp

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais