ESPECIAL: Bolsonaro bom de largada


O cenário eleitoral com ou sem Lula, descritos anteriormente podem ser observados com maior nitidez quando se analisam as pesquisas de intenção de voto disponíveis. Nas três sondagens sobre a sucessão presidencial de 2018 (Datafolha, CNT/MDA e Poder 360), Lula (PT) lidera as simulações de primeiro turno e hoje teria uma vaga praticamente certa no segundo turno.

Jair Bolsonaro (PSC-RJ) continua demonstrando um bom percentual para a largada da corrida presidencial e aparece em segundo lugar nas três sondagens realizadas.

Há o risco de o PSDB ficar fora do segundo lugar, caso esse cenário se mantenha até 2018. Isso porque as opções do partido (o governador Geraldo Alckmin e o prefeito João Doria) estão atrás de Bolsonaro e da ex-senadora Marina Silva (REDE-AC). Outro risco tanto para Bolsonaro quanto para o PSDB é uma eventual aliança entre Marina e o ex-ministro Joaquim Barbosa, o que aumentaria o potencial eleitoral da ex-senadora.

Com o ex-presidente Lula (PT) candidato e Marina contando com um piso muito similar ao dela própria no primeiro turno das eleições presidenciais de 2010 e de 2014, Ciro Gomes (PDT-CE) encontra dificuldades para se credenciar como alternativa.

Segundo turno indefinido

Ainda que Lula tenha uma vaga bem encaminhada para o segundo turno, o quadro sucessório apresenta uma imprevisibilidade considerável. Isso ocorre porque ainda há um grande percentual do chamado “não voto” (brancos, nulos e indecisos), reunindo entre 20% e 30% do eleitorado. Além disso, há uma proximidade nas intenções de voto de Bolsonaro, Marina, Barbosa, Alckmin e Doria, fato que deixa em aberto a vaga do candidato “anti-lula” no segundo turno.

No cenário sem Lula como candidato do PT, o grau de imprevisibilidade fica ainda maior. Tendo como base as pesquisas disponíveis a respeito desse quadro (Datafolha e Poder 360), Jair Bolsonaro assumiria a liderança da corrida eleitoral, de acordo com sondagem do site Poder 360. No Datafolha, o primeiro lugar fica com Marina Silva, herdando parte do eleitorado lulista.

Quem também cresce com a ausência de Lula é Ciro Gomes. Mesmo estando atrás de Marina na pesquisa Datafolha, ele já aparece tecnicamente empatado com a ex-senadora na sondagem do Poder 360.

Veja abaixo a comparação entre as pesquisas Datafolha, CNT/MDA e Poder 360:

http://blogdapoliticabrasileira.com.br/especial-lula-2018-com-ou-sem/

Veja outros textos desta série especial pré-eleições:

http://blogdapoliticabrasileira.com.br/enfrentar-lula-bolsonaro-ou-alckmin/

http://blogdapoliticabrasileira.com.br/sem-lula-pt-marina-ciro/

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais