Em busca da narrativa perdida


Nas eleições presidenciais de 2014, o marqueteiro petista João Santana deu uma aula de marketing político. Anos luz à frente do PSDB e do PSB, o PT construiu aquilo que mais importa na política: a narrativa.

Com vídeos rápidos e ágeis, carregados de emoção e abusando da comparação entre os governos FHC e Lula, Dilma se reelegeu. A propaganda eleitoral de Santana tinha o que faltava na propaganda eleitoral de Marina e Aécio Neves: storytelling de fácil compreensão. Enquanto Marina falava de autonomia do BC e Aécio de decência e eficiência, Santana apresentava números positivos e contundentes sobre desemprego, inflação e salário mínimo. Criou-se a percepção de que o Brasil com PT era melhor do que o Brasil sem o PT.

E o Brasil é um país de percepções. Às vezes a percepção caminha com a verdade, às vezes, não. O que João Santana fez foi criar uma narrativa dentro da cabeça do brasileiro. Na política, é preciso contar a sua versão da história primeiro. Caso contrário, existem altas chances de você ser engolido perla versão do adversário.

Um exemplo. Marina falou de autonomia do Banco Central. O povo não entendeu. João Santana explicou: autonomia do BC significava entregar o país aos banqueiros. A percepção, mesmo errônea, foi criada e começava ali a queda da candidata do PSB. Santana faz o que Dilma não sabe fazer – tomar a dianteira de uma história.

Construir uma personalidade também faz parte da montagem da narrativa. Em 2001, Duda Mendonça e João Santana obtiveram sucesso ao desconstruir uma personalidade agressiva do então candidato petista Lula e construí-la novamente em uma personagem com jeito de presidente. Um comentarista político da CNN observou que o eleitor americano se encanta por personalidades, não por propostas.

Barack Obama em 2008 elegeu-se com propostas altamente subjetivas, mas com uma narrativa impecável e uma personalidade feita sob medida para o eleitor democrata, que há décadas pouco comparecia às urnas. Em um país onde o voto não é compulsório, o comparecimento recorde dos Democratas garantiu a vitória de Obama.

Hoje, nos Estados Unidos, a narrativa e a personalidade continuam sendo protagonistas da política. O folclórico e bilionário candidato republicano Donald Trump continua a surpreender ao manter a liderança – com folga – em seu partido.

O mais recente acontecimento a ajudar Donald Trump foi o ataque do Estado Islâmico, ou Daesh, em Paris. Enquanto Obama foi criticado por inicialmente usar respostas racionais e diplomáticas ao falar do ataque, Donald Trump não poupou palavras.  Tomou a dianteira do debate e afirmou: “Temos que destruí-los”. Foi o suficiente para disparar mais uma vez nas pesquisas. Obama seguiu o exemplo e pela primeira vez, uma semana após o massacre, defendeu uma postura mais agressiva contra o grupo terrorista.

No Brasil, Dilma continua a patinar no Congresso e nas ruas. Sem narrativa para aprovar o ajuste fiscal, consegue na marra vitórias pontuais, pouco condizentes com uma base aliada de 17 partidos.  Quando demostrou ao povo uma personalidade clara e firme, a de gerente anticorrupção do primeiro mandato, conseguiu altos índices de popularidade, mesmo com uma economia que pouco crescia e dava os primeiros sinais de fraqueza. Puxou junto o PT, que em 2013 foi citado por 29% dos eleitores como o seu partido preferido.

Qual é a atual percepção do brasileiro? Sobre os temas mais sensíveis ele acha que: Dilma é corrupta, a inflação aumentará, a economia vai piorar e o ex-presidente Lula participou dos esquemas de corrupção denunciados pela Operação Lava-Jato. O PT, há anos na liderança disparada da preferência do eleitorado, pela primeira vez se encontra tecnicamente empatado com o PSDB (11% vs 9%, segundo o Datafolha). Em 26 anos de investigações sobre preferência partidária o PT liderou todas as 137 pesquisas.

Ao que tudo indica, o PT foi tragado pela percepção de que é corrupto. Caso tal percepção não mude na cabeça do povo, será engolido nas eleições municipais de 2016. Já a Presidente Dilma, sem narrativa e com uma personalidade confusa, dá poucos sinais de que conseguirá recuperar o controle, seja no Congresso, seja nas ruas.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais