Eleição no Equador poderá fortalecer centro-direita na América do Sul


O segundo turno da eleição presidencial no Equador, que será disputado entre o governista Lenín Moreno (defensor de um maior ativismo estatal na economia) e o opositor Guilherme Lasso (partidário de medidas liberais), mais do que definir o novo mandatário do país será fundamental para a correlação de forças na América do Sul. Uma nova derrota da esquerda, representada por Moreno, o candidato do governo Rafael Correa, reforçará a leitura que a balança de poder na América do Sul pende para a centro-direita.

Num passado não muito distante, tivemos o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) no Brasil, que levou ao poder o presidente Michel Temer (PMDB), além das vitórias de Mauricio Macri na Argentina e Pedro Pablo Kuczinsky no Peru, ambos presidentes apoiados por partidos de centro-direita.

Além de Temer, Macri e Kuczinsky, os presidentes Juan Manuel Santos (Colômbia) e Horácio Cartes (Paraguai) também estão localizados na centro-direita do espectro ideológico. Na América do Sul, há ainda governantes de centro-esquerda “moderna”: casos de Michele Bachelet (Chile) e Tabaré Vázquez (Uruguai). E também da chamada esquerda “tradicional”: Evo Morales (Bolívia), Rafael Correa (Equador) e Nicolás Maduro (Venezuela).

Dos 10 países sul-americanos, cinco estão à centro-direita (Brasil, Argentina, Peru, Colômbia e Paraguai). Dois são comandados pela centro-esquerda “moderna” (Chile e Uruguai), enquanto três estão com a esquerda “tradicional” (Bolívia, Equador e Venezuela).

Assim, a eventual vitória de Guilherme Lasso no segundo turno da eleição presidencial equatoriana, mais que fortalecer a centro-direita sul-americana, representará um novo revés para a chamada esquerda “tradicional”, que ficaria com o poder em apenas dois países: Bolívia e Venezuela. Nota-se que nessas duas nações, os presidentes Evo Morales e Nicolás Maduro enfrentam uma conjuntura bastante adversa.

No primeiro turno da eleição presidencial no Equador, Lenín Moreno, que representa o governo Correa, obteve 39,36% dos votos válidos. Guilherme Lasso, seu adversário no segundo turno, contabilizou 28,09%.

Os demais candidatos, também de oposição, tiveram a seguinte votação: Cynthia Viteri (16,32%), Paco Moncayo (6,71%), Abdalá “Dalo” Bucaram (4,82%), Iván Espinel (3,18%), Patricio Zuquilanda (0,77%) e Washington Pesántez (0,75%). Somando a votação dos candidatos que não chegaram ao segundo turno temos 32,55% dos votos válidos.

Ao que tudo indica, a maior parcela desse 1/3 do eleitorado equatoriano que optou por outras candidatura no primeiro turno migrou para Guilherme Lasso. Na primeira pesquisa do segundo turno, realizada pela empresa Cedatos, Lasso aparece com 52,1% das intenções de voto contra 47,9% de Lenín Moreno.

Na comparação com o primeiro turno, Moreno agregou apenas 8,54 pontos percentuais a sua votação, enquanto Lasso cresceu 24,01 pontos.

A tendência é que o segundo turno no Equador seja bastante disputado. Apesar do governo Rafael Correa controlar a máquina, é real a possibilidade de seu candidato, Lenín Moreno, ser derrotado, e fortalecer ainda mais as forças de centro-direita na região.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais