Educar ou deseducar: eis a questão.


Educar no sentido mais amplo é capacitar o ser humano para um convívio social harmonioso. Em outras palavras é desenvolver e aperfeiçoar as competências físicas, intelectuais e morais, preparando o cidadão para a vida. O processo educacional é baseado em 3 pilares: a família, a escola e a mídia.

A família

Uma família bem estruturada é fundamental no que se refere à formação das crianças e jovens como futuros membros de uma sociedade. Antigamente, a família se alimentava em uma mesa conversando sobre os acontecimentos do dia. Os pais se interessavam pela rotina dos filhos e acompanhavam o seu desenvolvimento.

Esse convívio virtuoso foi desaparecendo ao longo do tempo, como a luz que desaparece ao anoitecer. Hoje pais e filhos se isolam. Cada um no seu espaço privado com sua televisão ligada ou dedilhando seu computador, seu tablete ou seu telefone celular.

Gradativamente também cresceu o número de famílias desestruturadas. Nesse cenário são gerados adultos inseguros, carentes de valores, de afeto, sem força para uma atuação positiva na sua própria vida e também no convívio social. As crianças que convivem nessa realidade são incapazes de aprender a amar. Elas merecem uma atenção especial dos educadores pois é na infância que o caráter do ser humano é moldado por meio da promoção de atitudes e hábitos corretos.

Se forem deixadas sem orientação, essas crianças serão estimuladas a serem egoístas e exerceram um papel negativo na convivência social. A família é a primeira escola. Cabe a família o papel de transmitir os valores como a generosidade, a honestidade e outras virtudes. A família deve sempre ser uma parceira da escola.

A escola

O sistema escolar brasileiro, notadamente o ensino básico (primeira infância, infantil, fundamental e médio) é deficiente produzindo um número grande de analfabetos totais e funcionais. Além disso a promoção de virtudes é incipiente. A escola de hoje não é nem deve ser a mesma de há alguns anos. As práticas, as ferramentas e as metodologias são retrógradas. É preciso considerar que o conhecimento hoje é acessível e as informações mais rápidas.

Os estudantes estão cada vez mais autônomos e conectados e as novas tecnologias e as mídias sócias estão revolucionando a forma de ensinar e aprender. Uma escola contemporânea deve ser atrativa onde os estudantes estejam engajados e motivados com professores bem formados, dedicados e valorizados. As novas tecnologias, particularmente os dispositivos móveis e a internet devem ser coadjuvantes do ensino-aprendizagem.

A escola deve ser um cenário permanente onde o pensamento é exercitado e onde os valores e virtudes são consolidados. Ela deve estimular os estudantes para alçarem voos e conquistar seus sonhos. Nesse contexto é pertinente lembrar o pensamento de nosso saudoso Rubem Alves:

“Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.”

A mídia

Nos tempos atuais a mídia tornou-se um instrumento importante no processo educativo. Ela pode contribuir com a formação cidadã por meio de conteúdos que estimulem as ações coletivas virtuosas e comportamentos éticos. Infelizmente no Brasil a grande mídia não é um parceiro positivo no processo educativo pois produzem e exibem conteúdos inadequados que visam uma audiência para obter lucros. Ela cria falsos heróis, estimula o consumo e constrói uma Sociedade do Ter.

No entanto, nem tudo está perdido. Felizmente temos bons exemplos no Brasil de como a boa mídia pode ser parceira da família e da escola construindo uma educação de qualidade. Podemos citar, entre outras: a TV Escola, o canal Futura, a TV Supren, a TV Cultura, as TVs Universitárias e as TVs Comunitárias. A democratização dos meios de comunicação é uma meta prioritária para que esses bons exemplos possam ser ampliados e acessíveis a todos os brasileiros.

Educar x Deseducar

Neste jogo vamos torcer e contribuir para que a Educação vença de goleada. Nesse cenário certamente teremos um governo – executivo, legislativo e judiciário – melhor e avançaremos na democracia. É pertinente lembrar três pensamentos:

“A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.” – John Dewey

“É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humaninade.” – Emmanuel Kant

“A boa educação é moeda de ouro. Em toda a parte tem valor.” – Antônio Vieira

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais