e.SOCIAL EMPRESARIAL: O ovo da serpente da sociedade homogênea *


O imposto está no cerne do confronto político. Toda mudança política contém uma ilusão de revolução fiscal. Depende sempre do respeito do governo em relação ao contribuinte, especialmente o produtor de mercadoria, serviço e riqueza.

O governante brasileiro, em geral, não reúne em torno de si as três características do estadista: mito, rito, grito. A tendência costuma ser predominar o grito, driblar a lei sem cuidar do rito, e, os que o possuem, abusar do mito. São distorções no uso do poder que tanto encanta os admiradores do Estado forte. Como estamos em transição, onde a presidente Dilma não mais domina e o presidente Temer ainda não predomina, o temperamento do presidente Temer pode servir mais aos tempos de mudança e reflexão. A experiência recente mostrou que não se deve praticar, com nenhum setor, a política de pleno uso. Aliás, o governante deve estar atento para a ideia de que uma parte da ação política tem que ser transmitida por símbolos.

Suspender a entrada em vigor do e.Socialempresarial, pela insensatez que é um programa de escrituração digital ameaçar quebrar os princípios que regem o sistema democrático, pode ser um alerta para que as coisas do Estado passem a ser vistas não pelo que ele acha que é, mas pelo que de fato ambiciona. E fazer o Estado começar a desconfiar que há mais segredo do que transparência nas suas decisões.

O Estado de Bem-Estar Social não é filho automático do Estado Fiscal. Nem as obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas do empresário o obrigam a ajudar a construir essa Instituição Total, intimidadora, destinada a controlar todos os espaços da vida produtiva e monitorar a integridade e a reputação de empregados e empregadores.

O e.Social das empresas não é uma evolução natural do sistema de controle. É o uso político errado da tecnologia. Uma violação dos princípios da sociedade aberta, atacada pela inercia e oautomatismo oficial, imposto pelos iludidos com a neutralidade do sistema eletrônico. O fervor pelos meios eletrônicos na vigilância da atividade produtiva, nem sempre se enquadra em normas democráticas ou mesmo ao princípio da razoabilidade do ato da autoridade. O assédio fiscal on line é um poder político isolado e total, destinado a decodificar a alma da inovação, inteligência e criatividade na produção da riqueza e aprisionar os seus agentes, empresários e trabalhadores, no site da escrituração digital. Paraentão, homogêneos, inertes, incapazes de serem alcançados pela razão ou o bom senso, os colocarem contato, como tropas de um exército mercenário, diante do aplicador de multas e docobrador voraz de impostos.

A cidadania fiscal não é a única cidadania na vida do indivíduo. E para todas as formas de cidadania existem diferentes gradações do mal, inalcançáveis pelo disco rígido do e.Social. O sonho do Estado, de reduzir a vida econômica das pessoas e empresas a eventos, informações, arquivos, cadastros, vínculos, para os processar,armazenar, copiosa e diuturnamente, é o sonho do Estado totalitário.

Quem fiscaliza o fiscalizador? Ele próprio? “Nenhuma taxação, sem representação”, a velha lição das lutas pela liberdade diante do sistema de comando e controle do Estado sobre a sociedade. Serve para todos os poderes que não aceitam o controle externo de seus atos.

O e.Social empresarial encobre uma convocação sem contexto, ritual, para chocar o ovo do Estado guardião arbitrário, a instituição total, sem eficácia produtiva, mas destinada a arrecadar dos produtores de riqueza mais do que o tributo devido. O e.Social determina que todos devem entregar a alma da empresa, sua energia, história,sua produtividade… para que o Estado interfira no mercado e na concorrência e coíba a atividade de quem lhe parecer inimigo notório de tal arbítrio.

Está baseado no princípio do “servo-arbítrio”, a consciência possuída pelo Estado para vigiar e punir o direito de propriedade, a livre iniciativa e o livre-arbítrio.

Nasceu de um decreto interministerial e, inocente, propõe um Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. O apelido, e.Social, esconde mais do que revela. Seu ninho é o SPED: Sistema Público de Escrituração Digital. O alvo é o controle on line sobre as regras de compliance das empresas. É um vírus estatal que ataca a inteligência que produz a riqueza. Digitaliza a burocracia pública. Não contémracionalização ou simplificação mas, antes, um evento controlador da iniciativa empresarial e do dia a dia da economia e seus desafios. Como modelo arrecadador voraz que é transformará desconhecimento, burrice, erro involuntário, decisão flexível, eventos humanitários, tudo, tudo, registradoe incompreendido em milhares de fatos, como farra informativa. Que o analista invisível, e on line, decidirá se deve equiparar a fraude para provocar multa.Todos os registros de eventos trabalhistas serão feitos pelo viés estatal, sem alternativa para patrões e empregadosusarem sua inteligência e discernimento sobre a rotina administrativa própria do mundo da gestão privada inteligente, informada, e suas novas e modernas formas de trabalho. O e.Social não abriga gênios, não vê virtude na atividade econômica.

O significado aparente é a gestão e informação on line de obrigações acessórias das empresas para permitir fiscalização virtual e ação tributária automática com produção rápida de multa. Um sistema de produção de estatísticas sócio-fiscais, previdenciárias e trabalhistas para sustentar eventos estatais controladores do empregador, da vida das empresas e aumentar o sucesso das ações judiciais nos conflitos trabalhistas. É um arquivo-combustível para alimentar o barulhento motor da luta de classes que o Estado oferecerá aos interessados, contribuindo para aumentar o número de fiscais, auditores, juízes, além de impedir a produção serena e eficiente de riqueza.

Revela o prestígio e ascensão da inteligência coercitiva do Estado em confronto com a sociedade aberta e a autonomia do cidadão; usa a tecnologia para impedir a modernização do sistema econômico e a intermediação elevada de conflitos. É um freio na mobilidade social pela reprodução estática do processo produtivo e das relações de trabalho.

O horizonte e a visão de mundo do e.Socialempresarial congela o sistema produtivo brasileiro e a responsabilidade da iniciativa privada no ambiente frio de desconfiança que é a captura tecnológica. Não permite, a curto prazo, qualquer avaliação dos danos econômicos e sociais dessa escolha políticaerrada e tecnicamente arcaica. Talvez seja preciso lembrar aos poderosos que a energia atômica não é moderna se usada para a destruição e a guerra; que o antibiótico em excesso mata o paciente; que a internet mal-usada é hospedeira de crime e maldade. Se a Nota Fiscal Eletrônica foi um avanço, oe.Social tem tudo para ser um ninho de cobra.
O que ganha o Brasil com o fim da diversidade empresarial, o controle homogêneo de realidades heterogêneas, o uso da tecnologia contra a liberdade. O e.Social empresarial só hospedapadronização, rigidez e desconfiança. É um tiro mortal na economia moderna que é flexível e só prospera em ambiente de confiança.

E atenção: no início Fazenda, Trabalho e Previdência. Logo, logo através de convênios, Ministério Público, Justiça do Trabalho, mais os 922 artigos da CLT e os 4 milhões de ações trabalhistas anuais. Em um ano virá a companhia de CGU, AGU, TCU e, assim, unificados pela visão de mundo autoritária dos adoradores do Estado, a sociedade sucumbirá.

O e.Social empresarial é uma qualificação cadastral de natureza incompatível com a sociedade democrática, a liberdade de iniciativa e gestão econômica moderna.Enterra, definitivamente, o horizonte da livre negociação, conciliação, mediação e arbitragem privada, única forma de gerarambiente favorável à prosperidade de empresários e trabalhadores que tanta falta faz ao Brasil.

* Este artigo é uma condensação de palestra feita na FIEMG durante o Evento: Rotas para o Futuro.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais