Destino


Presidência da República é destino, sentenciou Tancredo Neves, no alto de sua sabedoria. Michel Temer negociou diretamente com Lula o acordo entre o PT e o PMDB para apoiar a candidatura de Dilma Rousseff ao Planalto.

No primeiro momento, deu tudo certo. Tempos depois, até os petistas perceberam que a primeira mulher a presidir o país não possuía os requisitos necessários para exercer tamanha responsabilidade. Mandona e incapaz de ouvir. Com ela, negociar jamais.

A administração Dilma foi um completo desastre. Monumental equívoco. Jogou o país numa recessão impiedosa, desemprego alarmante e descompromisso total com a sociedade. A febre amarela, extinta em 1942, reapareceu agora porque cortaram as verbas do velho e eficiente fumacê.

O mosquito não quer saber se ele é municipal, estadual ou federal. Trata de espalhar aquela e outras doenças. Consequência direta do desastre administrativo e da gestão por intermédio de pessoas indicadas pelos petistas. Gente não qualificada para o exercício dos cargos.

A tragédia das prisões brasileiras não é nova. As rebeliões de Manaus, Boa Vista e Natal estão interligadas. Em primeiro lugar, o país vive um verão muito quente. A vida nas penitenciárias, superlotadas, não é fácil. O cheiro de urina, fezes e suor é nauseante, segundo relato de quem esteve nestes depósitos de gente.

Também a corrupção corre solta. Alguns agentes penitenciários cobram propinas para facilitar a vida dos detentos. Resultado é que os presos mandam no pedaço. Eles pagam para ter este privilégio. Aqui em Brasília, preso rico ajudou a construir sua própria cela.

A briga entre facções também não é novidade. A discussão sobre tráfico de drogas é no Brasil assunto teórico. Ninguém enfrentou o problema até agora. Ao contrário, o governo anterior foi leniente com o governo da Bolívia, cujo presidente é líder de cocalero.

Não houve nenhuma ação governamental para reprimir a exportação de drogas para o Brasil. Com a Venezuela, cujos líderes são acusados nos Estados Unidos de tráfico, não há qualquer acordo nem negociação em curso.

Grupos armados no Peru utilizam a fronteira seca para enviar cocaína para o Brasil e o mercado europeu. Os problemas são antigos. Os dirigentes brasileiros decidiram não ver o que ocorria na sociedade nacional.

Essas facções são poderosas. Possuem conexões com grupos armados na América do Sul. Compram e vendem armas e drogas. No nível de 700 toneladas por ano. Perdem 200 por acidentes ou apreensão policial. Além disso, é preciso pagar propinas por todo continente e nos Estados Unidos.

São comercializadas 500 toneladas/ano. É muito dinheiro. Este dinheiro transita nos caminhos indicados pelo sistema financeiro. E sobre eles o governo não exerce qualquer fiscalização efetiva. Os milhões do petrolão e do tráfico de drogas entram e saem do país com facilidade.

Os níveis de educação pioraram nos últimos anos. O analfabetismo aumentou. O país se deteriorou. Descobriu-se agora que o Brasil está em penúltimo lugar no ranking de competitividade de países com economia semelhante. A Argentina está na última posição. Para onde a vista alcança, as notícias são pavorosas.

Os estados estão quebrados. Não há dinheiro para pagar salários, os serviços essenciais estão parando, um após outro. A delegacia do Catete, no Rio, funciona porque os moradores do bairro fornecerem papel, cafezinho, objetos de higiene. Os donos de bares e restaurantes facilitam uma quentinha. Tudo é improviso.

Ninguém chega a uma situação dessas do dia para noite. Há ex-governadores presos, políticos de todos os matizes estão atrás das grades. Eles desviaram escandalosamente dinheiro de merenda escolar, de pagamentos de aposentados, de verbas destinadas a obras.

Conseguiram, no caso do Rio de Janeiro, fechar a catedral gótica do futebol internacional, o Maracanã. Ocorreu um caminhar lento, obstinado e dirigido para o desmonte da sociedade nacional. Não foi por obra do acaso que o governo anterior retirou todas as câmeras de segurança no Palácio do Planalto. A presidente Dilma foi mais longe: extinguiu o gabinete de segurança institucional.

Michel Temer assumiu a cadeira principal no espaçoso gabinete do terceiro andar do Palácio do Planalto por consequência de circunstâncias ou da soma de coincidências. Sua tarefa não é fácil, simples ou rápida. Mas se ele recolocar o país no caminho de crescimento econômico, traçar diretrizes razoáveis na questão penitenciária e suportar o bombardeio da Lava-Jato terá conseguido realizar proeza impressionante.

Os ingredientes não lhe facilitam o destrinchar dos problemas. Há, ainda, Trump em Washington e a morte de Teori Zavascki. Mas é oportunidade única. Afinal de contas, o destino o colocou na presidência da República.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais