Deputados acreditam que impeachment será aprovado


Pesquisa realizada pela Arko Advice entre os dias 15 e 17 de março com 100 deputados de 23 partidos políticos na Câmara revela que 62% acreditam que a Câmara aprovará o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Em fevereiro, esse percentual era de apenas 24,5%. Em apenas três semanas, o resultado quase triplicou. O índice daqueles que acham que será rejeitado caiu de 66,66% para 27% no mesmo período.

Entre os 13 entrevistados do PMDB, oito concordam que o processo será aprovado (61%). No PDT, dos quatro entrevistados, três também têm essa opinião, idêntica à seis dos sete deputados do PR.

Diante desse quadro e considerando que o governo tem ligeira desvantagem na composição da comissão do impeachment e que o PMDB deve decidir no dia 29 pelo rompimento, a Arko Advice aumenta de 60% para 70% a probabilidade do impeachment.

Pesquisa Arko: Dilma atinge na Câmara a mais baixa popularidade

A popularidade da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados atingiu seu menor patamar desde fevereiro de 2015, quando a Arko Advice iniciou levantamento regular.
O percentual dos que desaprovam a maneira de a presidente governar é de 79%, enquanto a aprovação é de apenas 14%.

Numa escala de 0 a 10, a presidente obteve nota média de 2,96. É a primeira vez que ela fica abaixo de 3.
Para 72% dos entrevistados, o relacionamento entre o Executivo e o Legislativo é classificado como “ruim” ou “péssimo”. Para 24%, é “regular”; apenas 4% entendem que é “ótima”.

CPMF e Previdência

Não são boas as notícias para o governo sobre a receptividade à volta da CPMF e à Reforma da Previdência.

Para 86% dos deputados, a CPMF não será aprovada. Apenas 10% estão otimistas. Desde o ano passado, a Proposta de Emenda à Constituição referente à volta desse tributo continua parada na Comissão de Constituição e Justiça. O governo contava com a aprovação da matéria ainda em maio, com uma expectativa de receita de R$ 10,3 bilhões para este ano.

Igualmente complicada é a aprovação da Reforma da Previdência. Enquanto 33% acreditam que a chance de aprovação é alta ou média, 66% afirmam que é baixa. O tema encontra resistência dentro do próprio PT.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais