Depois da vitória, outros desafios


Michel Temer, como esperado por nós, derrotou a denúncia do Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, na Câmara dos Deputados. Não houve surpresa. Até mesmo o número dos votos a seu favor estava dentro do que esperávamos. Contando com as abstenções e ausências, o resultado foi positivo para Temer. Foram 263 votos a favor, 227 contra, 2 abstenções e 19 ausências.

Na manhã do dia da votação publicamos uma nota indicando que o governo deveria conseguir entre 257 e 270 votos a seu favor, os 263 votos recebidos é exatamente a média entre o mínimo e o máximo previsto. A precisão na estimativa publicada chamou a atenção da mídia internacional nas redes sociais.

Próximos passos de Temer

Em pronunciamento, o presidente reafirmou seu compromisso com a agenda de reformas e disse estar determinado a prosseguir com a reforma da Previdência. O mesmo foi confirmado a Cenários Políticos pelos ministros Henrique Meirelles e Eliseu Padilha. O resultado mostra que o governo Temer é forte na Câmara dos Deputados. O resultado também aponta uma tendência de rejeição de novas denúncias que vierem da PGR.

Nesse sentido, a opinião da Câmara dos Deputados só mudará caso a uma nova denúncia venha com novos elementos e provas robustas. Já o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que o resultado não era bom para as reformas pelo fato de que a manifestação a favor de Temer não alcançou o quorum equivalente ao de aprovação de emendas constitucionais (308).

Esplanada vazia

De certa forma, surpreendeu o número de votos contra Temer. Esperava-se mais abstenções. Outra surpresa foi a ausência de manifestações relevantes. O tema não mobilizou. A Esplanada dos Ministérios estava vazia. A guerra foi travada nas redes sociais. Nem mesmo o apoio explícito da Rede Globo à aprovação da denúncia foi capaz de mobilizar os eleitores.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais