Datafolha e Ibope calculam 48 milhões eleitores pensando


As duas últimas pesquisas de intenção de voto do Datafolha (02/10) e Ibope (29-30/10) indicaram nova redução no número de eleitores pensando. São votantes que, na pesquisa espontânea, votam branco, nulo, não sabem ou não responderam.

Pelo Datafolha, são 47,1 milhões de pensadores (32%). No Ibope, 48,6 milhões (33%).

Nos levantamentos imediatamente anteriores, eram 51,5 milhões (35%), de acordo com o Datafolha, e 54,5 milhões de pensadores (37%), pelo Ibope. As quedas foram de 3 e 4 pontos percentuais, respectivamente.

Votantes suscetíveis

Eleitores que, numa enquete, não citam prontamente 1 candidato podem ser enquadrados basicamente em três categorias. Primeiro, os indecisos. Segundo, os indiferentes.

Terceiro, os que decidiram não participar das eleições (abstenção). Nas eleições de 2014, a abstenção foi de 19,4% do eleitorado. Somados aos brancos (3,8%) e nulos (5,8%), 3 em cada 10 eleitores não participaram da contagem dos votos válidos.

Portanto, são votantes mais suscetíveis a mudanças durante a campanha eleitoral. Estes números, no entanto, não expressam a totalidade do contingente de pensadores.

Convicção do voto

Os dois institutos fazem perguntas adicionais aos entrevistados para aferir a convicção do eleitor na sua escolha. O Datafolha chama de “decisão do voto”. Já o Ibope classifica de “decisão definitiva”.

O cálculo só pode ser feito em cima de pesquisas anteriores, já que os institutos não divulgam imediatamente a íntegra das pesquisas. Além disso, as perguntas não são sempre as mesmas. Assim as referências abaixo são o Datafolha de 26-28/09 e o Ibope de 22-24/09.

Segundo estes levantamentos, há 48 milhões de eleitores sem decisão definitiva, de acordo com o Datafolha, e 78 milhões, segundo o Ibope. Os números correspondem a 34% e 43% entre aqueles eleitores que, na pesquisa estimulada, votariam num candidato, branco ou nulo.

Em resumo, a cada grupo de 10 eleitores, 3 a 4 ainda não decidiram o voto. Ou se irão votar.

 

* Itamar Garcez é jornalista

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais