Cronograma do processo de impeachment


A Arko Advice elaborou um calendário de tramitação do processo de impeachment com base no rito estabelecido pelo STF.

Pelo cronograma, a Câmara pode votar o processo no dia 19 de abril. Há rumores de que o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), possa antecipar a votação, mas não há muito espaço regimental. No máximo, ele poderia marcar sessões para o dia 16 ou 17 de abril, um sábado e um domingo.

Uma vez aprovado o processo pela Câmara e aceito pelo Senado, a presidente poderia ser afastada por 180 dias, por volta de 13 de maio. A seguir, a agenda detalhada do processo:

Câmara dos Deputados

Desde que foi instalada, a Comissão do Impeachment está funcionando em ritmo acelerado. No dia 4 de abril termina o prazo de 10 sessões para que a presidente Dilma Rousseff possa apresentar sua defesa. Em seguida, será aberto o prazo de cinco sessões para que o relator, deputado Jovair Arantes (PTB-GO), formule seu parecer. A expectativa é que isso aconteça no dia 11 de abril.

Espera-se que a votação no plenário se realize em 19 de abril. Se aprovado (são necessários 342 votos a favor), o processo segue para o Senado. Caso contrário, vai para o arquivo.

Senado (em caso de aprovação pela Câmara)

De acordo com estimativa da Arko Advice, o Senado pode decidir no dia 13 de maio se aceita ou não a abertura de processo contra a presidente. Em caso afirmativo, a presidente terá de se afastar por 180 dias. A partir daí, o vice-presidente, Michel Temer, assumiria a Presidência por esse prazo ou até que o processo fosse concluído.

A votação final poderia ocorrer por volta do dia 16 de junho. Caso haja apoio de 2/3 dos senadores (54 votos) ao pedido de impeachment, a presidente estará definitivamente afastada e com seus direitos políticos suspensos por oito anos. Caso contrário, ela retorna e reassume suas funções.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais