Cronograma da denúncia contra o presidente


O governo trabalha para concluir a análise da denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, antes do recesso parlamentar, que começa no dia 18 de julho. Entretanto, o cronograma está apertado.

Para que isso aconteça, seria necessário que:

  1. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara definisse o relator, o que ocorreu nesta terça-feira (4). O deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG) escolheu o deputado Sérgio Zveiter (PMDB-RJ) como relator.
  2. O presidente Michel Temer não utilizasse as dez sessões previstas para apresentar sua defesa. A expectativa é que ele a apresente ainda hoje, entre 15h e 16h;
  3. Após a apresentação da defesa o relator, deputado Sérgio Zveiter, apresentasse seu parecer até, no máximo, 11 de julho;
  4. Se houver pedido de vista, que ele fosse formulado em, no máximo, 48 horas;
  5. A CCJ votasse o parecer no dia 13 de julho;
  6. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), marcasse a votação para o dia 17 de julho.

Atrasar a votação da LDO

Outra possibilidade é segurar a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) por alguns dias. Sem que ela seja votada, o Congresso não pode entrar em recesso. Com isso, a denúncia poderia ser analisada. O problema é que há pressão de parlamentares, inclusive de aliados, para que haja recesso.

A oposição tenta esticar a análise do assunto a fim de desgastar o presidente e paralisar a agenda de votações do governo. O deputado Alessandro Molon (Rede-RJ), por exemplo, apresentou requerimento para que Janot vá pessoalmente à Comissão de Constituição e Justiça explicar a acusação contra o peemedebista.

Novas investigações

Como já era esperado, tanto o Ministério Público Federal (MPF) quanto a Polícia Federal (PF) apresentam novos pedidos de investigação contra Temer e ministros do primeiro escalão. Foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), o pedido que o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência) sejam incluídos no rol de investigados de um inquérito já instaurado contra o PMDB na Câmara dos Deputados no âmbito da Operação Lava Jato.

 

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais