Crise se agrava, o governo Dilma entra em coma


É improvável que o governo Dilma Rousseff sobreviva ao momento político. A tendência é que ele acabe prematuramente, nos próximos meses, com a aprovação do impeachment. A renúncia ou um afastamento também pode ser considerado.

Os movimentos do sistema político na última semana reforçam essa tendência: PMDB e PSDB já conversam abertamente sobre como viabilizar o pós-Dilma; Renan Calheiros, presidente do Senado, defende o “semiparlamentarismo”, reduzindo os poderes presidenciais; partidos como PSD, PP, PRB e PTB começam a se dividir desfavoravelmente ao governo; e o PMDB sinaliza que está muito próximo do desembarque.

Na convenção nacional do PMDB, no sábado (12), nenhum governista se dignou a defender Dilma Rousseff. A mensagem de rompimento foi clara. O prazo é que ficou pendente do andamento dos acontecimentos. Para todos, inclusive para os mais moderados, a fala do presidente da legenda e vice-presidente da República, Michel Temer, foi a de quem já se coloca como solução para os impasses do momento.

No próprio PT há o entendimento de que Dilma não tem mais capacidade de reação. O ex-presidente Lula poderá ir para o Ministério com o objetivo de assumir o comando do país e tentar um último movimento. Seria uma opção desesperada que somente agravaria a precária situação.

Problemas econômicos de Dilma

Não bastassem os problemas políticos, o ambiente econômico segue em deterioração, contribuindo para ampliar a insatisfação popular com o governo e provocar novos protestos. O desempenho do ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, desagrada, simultaneamente, a aliados e a adversários. Não existem boas notícias a caminho nesse campo.

As manifestações de domingo, 13, que reuniram mais de 3,5 milhões de brasileiros, tornaram mais evidente o destino do governo. São uma confirmação de que a presidente da República perdeu as ruas em um momento em que não controla nem a economia nem a política. Além de estar sob a mira da Operação Lava-Jato.

O mundo político, inclusive personalidades palacianas com quem conversamos, concorda que o governo exauriu as possibilidades de se tornar viável. Assim, o fim parece inevitável. E o impeachment já é considerado uma questão de tempo, mesmo para lideranças do Senado que até há pouco defendiam Dilma.

Com a decisão do Supremo sob o rito, que será tomada esta semana, inicia-se o processo que deverá retirar Dilma da Presidência. Não será uma marcha tranquila, conforme o processo de impeachment de Fernando Collor. Mas configura-se como inevitável.

O conteúdo e a intensidade das novas delações é que vão determinar a velocidade dos acontecimentos.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais