Copom decide juros


O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reúne, nesta terça e quarta-feira (30 e 31), para decidir sobre a taxa básica de juros (Selic), hoje em 14,25% ao ano.

A expectativa é que o colegiado mantenha a Selic inalterada. Seria a nona decisão consecutiva em não mexer nos juros, que se encontra nesse patamar desde julho de 2015.

A ata da reunião será divulgada no dia 6 de setembro. Este ano ainda haverá outras duas reuniões do Copom (18 e 19 de outubro e 29 e 30 de novembro).

TENDÊNCIA: Manutenção dos juros em 14,25%

IBGE anuncia resultado do PIB

O IBGE anuncia, na quarta-feira (31), o resultado do PIB relativo ao segundo trimestre do ano. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (o IBC-Br), indicador criado para tentar antecipar o resultado do PIB, teve uma contração de 0,53% no segundo trimestre deste ano. O dado foi divulgado em 12 de agosto.

No primeiro trimestre, houve queda de 0,3% na comparação com o último trimestre de 2015. Foi o quinto resultado negativo nesse tipo de confronto. A expectativa é que seja divulgado mais um resultado negativo.

TENDÊNCIA: Queda entre 0,5% e 0,6% na comparação com o primeiro trimestre

Orçamento de 2017 chega ao Congresso

O governo envia ao Congresso Nacional, na quarta-feira (31), o Orçamento da União para 2017. De acordo com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, cujo texto principal foi aprovado pelos parlamentares na semana passada (restam as emendas), o déficit no próximo ano será de R$ 139 bilhões. Também há uma previsão de crescimento do PIB de 1,2%.

De acordo com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, o Orçamento não trará aumento de imposto. A proposta será feita com mais cortes nas despesas, a fim de garantir o cumprimento da meta fiscal de 2017.

O relator-geral do Orçamento será o senador Eduardo Braga (PMDB-AM). O deputado federal Daniel Vilela (PMDB-GO) será o relator da receita.

TENDÊNCIA: Aprovação em dezembro

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais