Controle da Câmara em destaque


Findada a eleição municipal deste ano, a sucessão do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em fevereiro, esquenta a disputa na política nacional. Eleito para um mandato tampão, Maia ambiciona a reeleição, o que é vedado pela Constituição Federal e pelo próprio regimento interno da Câmara. Além disso, ele se comprometeu com tucanos, que o apoiaram contra o candidato do centrão Rogério Rosso (PSD-DF), que não disputaria a reeleição em fevereiro.

Nos bastidores, o PSDB padece de uma divisão entre aliados do governador Geraldo Alckmin (SP), considerado o maior vencedor das eleições municipais após a vitória de João Doria para a prefeitura de São Paulo, e do senador Aécio Neves (MG), presidente nacional do partido. Trata-se de uma prévia rumo à disputa pela Presidência da República, em 2018.

“Isso facilita o processo de divisão”, prevê o primeiro-secretário da Câmara, Beto Mansur (PRB-SP). Ele estima que, pelo menos, dez deputados devem concorrer à presidência da Câmara.

Repatriação de recursos

O Senado Federal deve votar neste ano o projeto que reabre novo prazo de repatriação de recursos – que será apresentado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). De acordo com o senador Romero Jucá (PMDB-RR), o novo prazo deverá ser até fevereiro ou março do próximo ano com algumas alterações jurídicas e de tributação. “Queremos que, a partir de agora, se possa ainda discutir algumas questões que ficaram em aberto na Câmara”, disse. Segundo o senador, a segunda rodada de repatriação deverá arrecadar aos cofres públicos um valor em torno de R$ 30 bilhões.

Pensão para dependentes de militar

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara aprovou o projeto de lei (PL 1627/15) que garante pensão aos dependentes do militar licenciado ou excluído. De acordo com a proposta, de autoria do deputado Alberto Fraga (DEM-DF), os dependentes do militar com mais de dez anos de serviço, licenciado ou excluído a bem da disciplina, por autoridade competente, passarão a perceber a pensão militar. O projeto é analisado em meio à discussão sobre a proposta que cria um limite de gastos públicos.

Áudio e imagens em celas

Outra proposta aprovada pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado autoriza a instalação de equipamentos de captação de áudio e imagem nas celas para monitorar os presos. Trata-se do projeto de lei (PL 2687/15) relatado pelo deputado Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO), cuja proposta é originária da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou o sistema carcerário brasileiro. Segundo Gaguim, a captação de imagens e sons pode ser uma poderosa estratégia para subsidiar o sistema de inteligência com informações.

Serviço de pet shops

Foi aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara o projeto de lei (PL 1855/15) determinando a tosa e o banho de cães e gatos somente em estabelecimentos comerciais que possibilitem aos clientes a visão total da prestação dos serviços. De autoria do deputado Herculano Passos (PSD-SP), a proposta tem como objetivo evitar maus-tratos dos animais que estiverem sob a custódia das clínicas veterinárias e pet shops. De acordo com o projeto, as empresas devem instalar câmaras de vídeo que filmem o banho e a tosa e que permitam o acompanhamento.

Saque FGTS

Um projeto de lei (PLS 321/2016) do senador Telmário Mota (PDT-RR) autoriza o saque Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS ) em caso de nascimento ou a adoção de um filho. Telmário propõe que o saque do FGTS seja permitido no caso de nascimento de filho. A adoção de uma criança de até 12 anos seria outra hipótese possível. Para ter acesso ao benefício, o trabalhador precisaria apresentar a certidão de nascimento ou a decisão que garante a guarda ou adoção da criança.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais