Congresso: não haverá convocação extraordinária no recesso


A Arko Advice fez uma pesquisa com 104 deputados federais sobre a possibilidade de convocação extraordinária do Congresso em janeiro. Foram ouvidos representantes de 23 partidos políticos.

Todos os 104 entrevistados responderam que não haverá trabalho extra durante o recesso. A ideia foi cogitada com o objetivo de avançar na agenda do ajuste. Entretanto, a votação da PEC dos Gastos e possível votação da Reforma da Previdência na CCJ, tornou a convocação desnecessária.

Além disso, parlamentares e governo consideram fundamental o recesso. Uma oportunidade para acalmar o ambiente político e conduzir de forma tranquila a eleição para o comando das duas Casas. Os parlamentares retomarão suas atividades em 2 de fevereiro. A primeira semana será destinada às eleições para as Mesas da Câmara e do Senado.

Depois, deputados e senadores elegerão os novos presidentes das comissões permanentes das duas Casas. São 25 na Câmara e 20 no Senado. A expectativa é que o processo seja concluído no final de fevereiro.

A agenda econômica segue de pé

Os acontecimentos cheios de tensão dos últimos dias contribuíram para agravar o cenário político. No entanto, não foram suficientes para alterar a agenda econômico-legislativa, que tem sido preservada no governo Temer.

A aprovação da PEC dos Gastos (plenário do Senado), Reforma da Previdência (Comissão de Constituição e Justiça da Câmara), LDO e Orçamento de 2017 (no Congresso) permanece prevista para esta semana.

Os temas de natureza política capazes de contaminar a pauta, como o preenchimento do cargo de secretário-geral, o diálogo sobre a sucessão das mesas da Câmara e do Senado e os preparativos para as escolhas dos líderes dos partidos da base ficaram para o retorno do recesso.

Depois de um encontro neste domingo com o presidente Temer, o deputado Rogério Rosso (DF), líder do PSD, informou que o governo deverá lançar nesta semana um pacote de oito medidas para geração de emprego e estímulo à economia.

Em busca de agenda positiva, o Planalto anunciará o Programa de Sustentação ao Emprego (PSE). A previsão é de investimento de R$ 1,350 bilhão para a manutenção de 200 mil postos de trabalho em quatro anos. As medidas vêm sendo estudadas há um mês e nos últimos dias se tornaram urgentes, como forma de sinalizar a manutenção do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, no cargo, após sistemáticas críticas de aliados.

Após o vazamento de delação premiada da Odebrecht, que alcançou 40 políticos com vínculos com o governo, a dependência do Planalto do êxito do calendário econômico aumentou. Com apenas duas semanas para o recesso é hora de acelerar, degustar as conquistas e refazer os planos para 2017

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais