Início » Congressistas nas eleições municipais

Congressistas nas eleições municipais

A+A-
Reset


Nesta eleição municipal poucos deputados federais e poucos senadores se arriscaram na disputa por prefeituras. Com a classe política bastante desgastada perante a sociedade, a ausência de financiamento empresarial e os cofres municipais vazios, caiu o número de congressistas candidatos. Até o momento, são 76 parlamentares na disputa, sendo 74 deputados e dois senadores.

A quantidade de disputas envolvendo parlamentares federais está bem menor do que em eleições passadas. Em comparação com o pleito de 2012, quando o número de candidatos foi 92, houve uma queda de 17%. O montante atual também é o menor das últimas sete eleições, pois a média de candidaturas nos últimos pleitos municipais foi de 94.

Entre os postulantes, 68 são candidatos a prefeito e oito a vice-prefeito. As disputas ocorrem em 41 capitais e em outras 35 cidades do interior. Rio de Janeiro, que tem cinco candidatos a prefeito e um a vice-prefeito, aparece como a cidade mais cobiçada pelos parlamentares. São Paulo vem logo a seguir, com quatro candidatos a prefeito e dois a vice.

Na esfera partidária, o PSDB é a legenda com o maior número de candidaturas (11). PT e PMDB vêm em segundo lugar, com nove cada. Na sequência, surge o PCdoB, com seis. PR, PSB e PTB estão empatados, com cinco. PSOL e PRB têm quatro. Com três candidatos estão o PSD e o DEM. O SD, o PPS e o PDT possuem dois candidatos. Completam a lista o PP, o Rede, o PHS e o Pros, com apenas uma candidatura.

Esses números são preliminares e podem mudar, visto que a Justiça Eleitoral ainda precisa deferir os registros de candidaturas e há a possibilidade de desistências ou trocas de candidatos.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais