Conflito central: as éticas de Weber


Max Weber, quando tratou da questão da ética, apontou a existência de, pelo menos, duas éticas: a dos princípios e a da responsabilidade. A primeira trata de seguir, basicamente, o que está prescrito. Sem questionamentos. Desde leis até valores morais.

A ética da responsabilidade é aquela em que os fins justificam os meios. A partir da análise das circunstâncias, tomam-se decisões que visam aos objetivos a serem alcançados. Tais decisões podem ser ou não contrárias à ética dos princípios. Por exemplo, quando o PT decide promover o Mensalão, viola princípios éticos legais e programáticos do partido e da sociedade em nome do seu projeto de poder. Quando empresas pagam propina para políticos com a finalidade de ganhar contrato na esfera pública, violam a ética dos princípios e se movem com base na ética da responsabilidade.

A situação pode ser exemplificada ainda com a frase do estadista inglês Benjamin Disraeli: “Danem-se os princípios, o que interessa é o partido.” O que ele quer dizer é que o interesse de cada um se sobrepõe ao interesse geral.

Lava Jato: o choque entre as éticas

Os desdobramentos da Lava-Jato trazem para o debate o choque entre as éticas de Weber. A Justiça, muitas vezes, julga com base na ética dos princípios. Mas, algumas vezes, seu ativismo revela a influência da ética dos resultados, na busca do poder e da predominância frente aos demais atores. Idealmente, a imprensa noticia com base na ética dos princípios, querendo transformar o mundo com base nos princípios que estão postos.

Já políticos, quase sempre agem com base na ética da responsabilidade e de acordo com seus objetivos. Perder é feio. Para vencer, tudo é válido. Até mesmo espetar o adversário com agulhas, como nossos vizinhos faziam conosco na Libertadores dos anos 1960 e 70.

No momento, não há solução à vista. Continuaremos a misturar as éticas. E a julgar os atos com métricas distintas, típicas de nossa superficialidade cidadã e de nosso pouco apreço à leitura. Tanto a leitura real, dos livros, quanto a dos sentidos. Em meio ao conflito, vemos que as agendas precisam ser claramente identificadas. E que, às vezes, o politicamente correto disfarçado de ética dos princípios não passa do velho e surrado “fins que justificam os meios”. Não há solução à vista. Padecer as dores do crescimento da democracia em uma civilização que pula do analfabetismo para as redes sociais será a nossa sina.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais