Comissão aprova impeachment por 38 a 27


A Comissão do Impeachment aprovou o relatório do deputado Jovair Arantes (PTB-GO) favorável à abertura de processo contra a presidente Dilma Rousseff. Foram 38 votos favoráveis e 27 contrários.

Quando o Supremo Tribunal Federal julgou o rito do impeachment e decidiu que caberia aos líderes indicar os membros da Comissão e que a eleição deveria ser feita por votação aberta, o Palácio do Planalto comemorou a decisão. Acreditava que teria maioria.

Entretanto, depois de fatos políticos importantes, como a delação do senador Delcídio do Amaral, a condução coercitiva do ex-presidente Lula e o vazamento de gravações envolvendo Lula e a presidente Dilma, o sentimento mudou. O governo já esperava a derrota.

A aprovação do parecer do deputado Jovair também é uma derrota política do ex-presidente Lula. Sem poder assumir formalmente o ministério da Casa Civil, seu poder de negociação foi profundamente afetado. A batalha agora será travada no plenário da Câmara e o desafio do Planalto ficou ainda maior. Lula vai para essa votação sem que o STF tenha decido sobre sua posse.

No momento, o balanço feito pela oposição concluiu que os defensores do impeachment buscam apenas mais dez deputados para dizer “sim”, de forma a completar os 342 necessários ao afastamento de Dilma. Partidários do vice-presidente Michel Temer vão mais longe: eles estão seguros de que já alcançaram os 342 votos.

Dificilmente o governo terá 172 votos favoráveis. Se conseguir evitar o impeachment, será por meio de ausências e/ou abstenções.

Próximos passos

O parecer da comissão será lido na sessão ordinária seguinte (nesta terça-feira, 12). Após a leitura, o documento será encaminhado para publicação no Diário do Congresso Nacional do dia seguinte (quarta-feira, 13); 48 horas depois da publicação (sexta-feira, 15), inicia-se a discussão e votação do pedido de impeachment.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), informou que o rito detalhado será informado amanhã (12) na reunião de líderes, mas está sujeito a alterações a partir da interpretação do Regimento Interno da Casa durante as sessões de discussão.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais