Clipping: Senado aprova PEC do Teto dos Gastos


Com placar apertado, 53 a 16, o presidente Michel Temer conquistou a esperada aprovação da PEC 55/16, a PEC dos Gastos. Enfrentando resistência popular e críticas ao congelamento por 20 anos do teto dos gastos públicos, Temer celebrou a vitória e disse que a diminuição dos votos a favor, no primeiro turno foram 61 contra 53 no segundo, deu-se pela antecipação da votação no Senado, que usualmente são realizadas no período da tarde.

Com relação as declaração do senador Roberto Caiado (DEM-GO) que defendeu no plenário a renúncia de Temer como um “gesto maior” pela estabilidade do país, o presidente disse: “Há conflitos, há problemas no país? Há, e não podemos mantê-los indefinidamente. Não podemos deixar que isso paralise o país. Não deixaremos que isso aconteça.” Segundo a assessoria da presidência: “O presidente não pensa em renúncia. Sabia que teria muita dificuldade para governar. O projeto dele é resgatar o país, não quer aplauso nem reconhecimento fácil”. (O Globo)

Senado pode votar o abuso de autoridade nesta terça

O projeto que prevê punições mais severas para o abuso de autoridade pode ser votado nesta terça (14). Durante a votação da PEC do Teto dos Gastos, que foi aprovada, Renan Calheiros e aliados tentavam convencer senadores presentes a aprovar a proposta. Já há dois requerimentos para retirar o tema da pauta com mais de 21 assinaturas e PSDB e PT afirmam que serão a favor da retirada. Mesmo o projeto englobando todas as esferas públicas, fica difícil não relacionar a urgência na votação com a citação de Renan na delação de Claudio Melo Filho, da Odebrecht, com a primeira denúncia contra ele no âmbito da Lava Jato e com a admissão da denúncia pelo STF que fez do presidente do Senado, réu em ação penal. Críticos da proposta dizem ser uma tentativa de pressionar o judiciário. (Folha)

Gilmar Mendes: delações podem ser anuladas

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), admitiu a possibilidade de anulação das delações da Odebrecht vazadas. “Isso é muito sério. O vazamento seletivo. O vazamento antes de chegar a autoridade, que no caso é o ministro Teori (Zavascki), que é o relator. São muitos os problemas que precisam ser discutidos. O STF tem de tomar posição sobre isso”, disse Gilmar. Mesmo com o pedido de Michel Temer para o MPF dar celeridade nas investigações, Gilmar ponderou que a velocidade não é o preponderante no momento. “O que é importante é, de fato, esclarecer esses episódios, os vazamentos, e resolver esse tipo de questão. Não sei se se vai conseguir dar celeridade ou não a um processo que é mega, que tem tantas delações”, disse. (Estadão)

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais