Clipping: relator retira proposta de punição a juizes


Depois de uma longa reunião com representantes do Ministério Público, o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), relator da comissão especial encarregada de apreciar as 10 medidas de combate à corrupção sugeridas pelo órgão, anunciou a exclusão da proposta de criação de crime de responsabilidade para integrantes do MP e juízes. O deputado disse que foi convencido pelos procuradores, em reunião nesta segunda-feira, de que o momento não é adequado para decidir uma questão tão complexa. O projeto, que não estava no texto original, era o principal alvo das criticas dos procuradores.

— Ações que querem calar investigadores não podem estar neste pacote — disse Lorenzoni.

O procurador Deltan Dallagnol, coordenador da Operação Lava-Jato em Curitiba, saiu satisfeito da reunião:

— Saímos contente com a diligência e a abertura da comissão especial. E, o que é mais importante, com a humildade para reconhecer que alguns pontos poderiam ser ajustados — disse o procurador. (O Globo)

Efeito “Trump” persiste e dólar fecha em alta, a R$ 3,44

As incertezas em relação ao governo do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, mantiveram o dólar em alta frente à maior parte das moedas pela quarta sessão seguida. No Brasil, a moeda americana à vista subiu mais 1,47% nesta segunda-feira (14), cotada a R$ 3,4458.

Desde a eleição de Trump, confirmada na última quarta-feira (9), o dólar já avançou 8,65% sobre o real.

“Ainda prevalece a ideia de que os novos incentivos fiscais —via investimento em infraestrutura— levarão a um maior impulso de curto prazo na economia dos EUA e, consequentemente, à elevação da inflação”, comenta a equipe de análise da Guide Investimentos, em relatório. “Isso forçará o Fed [o BC americano] a subir juros de forma mais rápida do que o antecipado.” (Folha)

Governo prepara recurso contra liminar que dá parte da repatriação aos Estados

O governo federal prepara recurso contra a decisão da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou à União que deposite em conta judicial o valor arrecadado com a multa prevista pelo processo de repatriação de recursos não declarados no exterior.

A apresentação do recurso, segundo o Estado apurou, foi acertada na última sexta-feira, 11, em reunião, no Palácio do Planalto, entre o presidente Michel Temer e a Advogada Geral da União, Grace Mendonça. A decisão de recorrer ao STF também contaria com o aval do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. (Estadão)

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais