Clipping: Posse no STF e votações no Congresso


Dia cheio na Praça dos três Poderes, todos  em plena atividade e enfrentando cada um os seus próprios desafios. Dia de poucas vitórias e muito trabalho para o Executivo, Legislativo e Judiciário.

STF

Alexandre Moraes foi empossado no Supremo Tribunal Federal (STF) e herdou quase sete mil processos de Teori Zavascki. A breve cerimônia sem discursos contou com a presença de numerosos investigados da Lava-Jato. Moraes inicialmente não julgará processos da Lava Jato mas terá grandes decisões a tomar sobre processos contra governadores, senadores e até contra o Congresso Nacional.

Veja como foi a cerimônia da Posse:

Mas nem tudo foi celebração. Gilmar Mendes, ministro do STF acusou a Procuradoria Geral da República de praticar crimes de vazamento de conteúdos sigilosos de investigações. O Procurador Geral, Rodrigo Janot, rebateu as acusações deixando claro que não houve vazamento seletivo nem coletiva de imprensa em off, como divulgado pela Folha de São Paulo. Além de desmentir o vazamento lançou em seu discurso críticas duras à imprensa e ao ministro, sem no entanto citá-lo.

“Procuramos nos distanciar dos banquetes palacianos. Fugimos dos círculos de comensais que cortejam desavergonhadamente o poder político. E repudiamos a relação promíscua com a imprensa. Ainda assim, meus amigos, em projeção mental, alguns tentam nivelar a todos à sua decrepitude moral, e para isso acusam-nos de condutas que lhes são próprias, socorrendo-se não raras vezes da aparente intangibilidade proporcionada pela posição que ocupam no Estado”, disse Janot.

Terceirização e reforma da previdência

Foi aprovada a lei que libera a terceirização plena sob protestos e manifestação de diversos setores. Foram apenas 43 votos de diferença, o placar apertado demonstrou que a base aliada não está inteiramente convencida. A pequena diferença na votação sinaliza que as reformas trabalhista e da previdência ainda tem um longo caminho a percorrer antes da aprovação. Temer espera que a retirada dos servidores estaduais e municipais da reforma previdenciária diminua a pressão e melhore a opinião pública sobre a matéria.

Veja o comentário de Eliane Castanhêde para a TV Estadão:

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais