Clipping: Oposição pede ao STF suspensão da PEC dos gastos


Deputados de partidos da oposição, PT e PCdoB, pediram ao pediram ao STF uma liminar para suspender a tramitação da PEC 241. O projeto que limita os gastos de toda a administração federal por 20 anos foi aprovada pela comissão especial esta semana e pode ser votada na próxima semana. Segundo os parlamentares a PEC agride a separação de poderes e o prazo de duas décadas impedirá que os parlamentares exerçam em plenitude a representação popular no Legislativo. (Folha)

Bovespa sobre 4,70% e ações da Petrobrás sobem 12%

O fortalecimento do governo Temer e início das votações sobre as medidas do ajuste fiscal trouxeram um clima de otimismo ao mercado e com ele o investidor estrangeiros de volta à Bolsa Brasileira. Na primeira semana de outubro a valorização da Bovespa chegou a 4,70%, acumulando 41% em 2016. O desempenho do mercado acionário local foi favorecido pelas ações da Petrobrás, que subiram 12% nos cinco primeiros dias do mês. A melhora da percepção com o País se traduz em ingresso de recursos. Na última quarta-feira (5), os estrangeiros trouxeram R$ 738,774 milhões à Bolsa, levando o acumulado dos três primeiros pregões de outubro para R$ 1,086 bilhão. (Estadão)

Inflação registra menor taxa para setembro desde 1998

O IBGE informou que, em Setembro, a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,08%. A taxa é a menor para o mês desde 1998, quando registrou deflação de 0,22%. Em doze meses o resultado acumulado está em 8,48%. Em 2016, a alta acumulada é de 5,51%. O principal fator que favoreceu a deflação foi a queda nos preços dos alimentos. Só o preço do leite caiu 7,89%, contribuindo com -0,10 ponto percentual sobre o resultado do mês. Batata inglesa, alho também recuaram. Além disso a estabilidade do dólar também produziu um efeito sobre a queda de preços dos alimentos. (O Globo)

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais