Clipping: FMI – superávit nas contas públicas do Brasil só em 2020


O Palácio do Planalto prevê que as contas públicas voltarão ao azul em 2019, caso a PEC dos Gastos seja aprovada, mas o FMI (Fundo Monetário Internacional) discorda. No relatório Monitor Fiscal, lançado nesta quarta (5), o FMI prevê que o superávit primário (arrecadação maior que despesas, excluindo pagamento de juros) só será possível em 2020. Políticas fiscais expansionistas adotadas no Brasil levaram o governo a acumular dívida de 73% do PIB, “30 pontos percentuais mais alta que a média dos países emergentes”. Sem mudanças na política fiscal a dívida bruta do setor público pode chegar a 93,6% do PIB em 2021. (Folha)

TCU rejeita contas de Dilma

O Tribunal de Contas da União (TCU) rejeitou as contas de 2015 da ex-presidente Dilma Rousseff. O tribunal deixou de fora do parecer algumas medidas provisórias de Dilma, beneficiando o governo Temer. Segundo o ministro relator, não existe discrepância: “Não trataremos este novo governo de forma diferente do tratamento dado ao governo anterior. Se o comportamento for semelhante, o tratamento desta Corte será o mesmo”. O parecer pela rejeição afirma que “não houve observância plena aos princípios constitucionais e legais que regem a administração pública federal”. E defende a rejeição das contas pelo Congresso Nacional, que terá a palavra final sobre o tema. (O Globo)

PF indicia Lula por corrupção

A Polícia Federal (PF) indiciou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção. A suspeita é de que Lula tenha recebido parte de uma propina de R$ 20 milhões da Odebrecht. O valor teria sido repassado pelo favorecimento da empreiteira na ampliação da hidrelétrica de Cambambe, localizada em Angola, em 2012. Também foram indiciados Marcelo Odebrecht e o empresário Taiguara Rodrigues, sobrinho do petista. Lula já prestou depoimento sobre o assunto anteriormente e afirmou que todos os contratos foram feitos sem nenhuma ilegalidade. (Estadão)

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais