Chapa Dilma-Temer: entenda o xadrez da votação no TSE


Na véspera do dia 6 de junho de 1944, o primeiro-ministro britânico Winston Churchill conversou com o general americano Eisenhower, que lideraria a invasão da Normandia no dia seguinte: “General, independentemente do que ocorra amanhã, só temos uma alternativa, que é o sucesso. Sem o sucesso, todo o resto perde a importância”. Eisenhower respondeu: “Primeiro-ministro, nem considerei outra alternativa”.

Pode soar como uma audácia buscar paralelo entre o que ocorreu no dia 6 de junho de 1944 com o que ocorrerá no dia 6 de junho de 2017 na política brasileira. São comparações que nunca caberiam na mesma categoria de avaliações. O ponto relevante e, que se encaixa na situação atual, é que para o governo do presidente Michel Temer, não há outra opção no dia 6 além do sucesso ou “todo o resto perderá a importância”.

Caixas de problemas

Existem hoje quatro caixas do tipo Entrada/Saída de documentos na frente do presidente Temer abastecidas com problemas. A primeira tem dois itens: o áudio gravado por Joesley Batista e o vídeo no qual Rodrigo Rocha Loures foi filmado.

No primeiro item desta caixa problemática há algo que desperta temor menor no Planalto. O áudio possui imprecisões, cortes e o debate de sua legalidade. Apesar de já ter causado um estrago forte de popularidade e governabilidade, pode ser superado juridicamente. Já o segundo item é o que causa mais desconforto. O risco de que, por meio de uma delação premiada, o presidente possa seja vinculado ao episódio da mala, e isso terminar o que o áudio começou.

Reformas

A segunda caixa, onde as reformas se encontram, passa a ser relegada a segundo plano. A aprovação de uma Reforma da Previdência necessita, antes de mais nada, de governabilidade mínima e do foco total do governo. Com as atenções direcionadas a apagar incêndios, a força dos canhões é dispersada. A reforma trabalhista está em posição melhor, já que está no Senado e poderá avançar com mais velocidade.

Popularidade

A terceira caixa é a que menos preocupa no momento. A popularidade baixa é como uma anemia. É problemática, inibe o presidente de tomar decisões que possam virar a balança de apoio, mas não chega a causar problemas graves de curtíssimo prazo. Já a rejeição por uma parte importante da imprensa o colocará em um espaço reduzido para veicular mensagens que potencialmente ajudariam a melhorar a questão da própria popularidade e a explicar melhor os complicadíssimos fatos da caixa número dois.

TSE

Na quarta, temos a votação do TSE, que já esteve tranquila no início do ano e tornou-se dramática nas últimas semanas devido aos acontecimentos recentes. Esse item nos remete ao diálogo do primeiro parágrafo. Trata-se de um momento tenso que poderá decidir o futuro do governo e o fortalecimento ou desembarque de aliados.

Resultado indefinido no TSE

O processo no TSE, ajuizado pelo deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) após a reeleição de Dilma, baseava-se nas denúncias do início da Lava-Jato sobre doação ilegal para a chapa Dilma-Temer. Por ter sido ajuizado no início de 2015, as provas obtidas de lá pra cá e os novos fatos da Lava-Jato (muitos confirmam informações do início de 2015) não devem fazer parte do relatório. No entanto, apesar de os advogados de Dilma e Temer terem feito, formalmente, tal requerimento, não há uma garantia que será respeitada.

Normalmente, o processo seria julgado com base na petição inicial que não tinha os últimos fatos da Lava-Jato e ainda falava por alto das empreiteiras. A petição trata também de pagamento de propinas por meio de doações de campanha, mas sem o detalhamento e a comprovação que se revelou depois.

Segundo uma fonte próxima ao TSE, durante os primeiros meses de 2017, a votação esteve sempre a favor do presidente Temer (da dissociação entre Dilma e Temer), variando entre 4×3 e 5×2. Hoje, segundo a mesma fonte, a votação pode pender para 4×3 para os dois lados.

O voto do relator

Benjamin Herrman, o relator do processo, é tido como um juiz bastante rigoroso, extremamente duro que produziu um relatório de quase 100 páginas sobre o caso. Seu voto, dizem, tem mais de 100 páginas, indicando que a votação certamente não será resolvida no dia 6. Seu voto será contra o presidente Temer e a favor do tratamento uniforme a toda a chapa Dilma/Temer.

Já o ministro Napoleão Maia deverá divergir. Visto como um ministro mais liberal, “tende a respeitar a vontade das urnas”, de acordo com outra fonte ligada ao TSE. Será difícil, pela sua postura, retirar o mandato de alguém. Ele já se manifestou algumas vezes sobre o tema, indicando que se colocaria contra a petição do deputado Carlos Sampaio. “Napoleão é menos punitivista e mais garantista, apesar de muito técnico”, diz a fonte. Nas últimas semanas, pessoas próximas ao ministro já aparentam não ter a mesma certeza. Não seria surpresa absoluta um voto diferente.

1×1

O ministro Admar Gonzaga, nomeado recentemente pelo presidente Temer para a função, foi bastante duro no seu voto em relação ao caso do governador do Amazonas, recentemente. Por meio de algumas análises e interpretações de importantes juristas da área, “Admar tem indicado que votaria a favor do presidente Temer”.

1×2

O ministro Tarcísio de Carvalho é tratado como um “pertencente da classe dos juristas técnicos”. Muito respeitado e influente no meio jurídico e considerado um amigo do ex-ministro do Supremo, multiministro e ex-deputado federal Nelson Jobim.

Apesar disso, não tem ligação com o PMDB. Também foi nomeado pelo presidente Temer para o cargo e exercia, anteriormente a posição de ministro substituto. Apesar de ter sido nomeado por Temer, a grande dúvida reside em seu voto, tornando-o peça chave nesse tabuleiro.

1×3 ou 2×2

O ministro do Supremo Luis Fux é outro que mantém uma dúvida ao redor do seu voto. “É mais arisco, mas acredito que votaria pela cassação do presidente”, é a opinião de outro jurista que está acompanhando de perto o caso. Pelo lado político, “Temer não está contando muito com seu voto”, afirmou um deputado pemedebista.

2×3 ou 3×2

A ministra Rosa Weber, pelo que vem sendo indicado nos últimos meses, deve acompanhar o relator. Vista como rigorosa e dura, votaria por uma convicção pessoal muito forte em relação ao tema.

3×3 ou 4×2

Finalmente, o voto do Presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, não deve ser diferente do esperado. Votará pela absolvição do presidente Temer.

3×4 ou 4×3

Naturalmente, o ambiente político aumentou muito a pressão sobre esses ministros. São humanos e, por mais que se preparem para tomar uma decisão com base técnica, não há como fugir da pressão imposta por parte da sociedade e da imprensa. Certamente estavam mais tranquilos antes dos fatos recentes.

Serão dias delicados. Apesar da possibilidade de recursos, tanto no próprio TSE quanto no Supremo, uma ala importante do PSDB poderia considerar a decisão da votação suficiente para continuar abraçada ao governo e seguir em frente, ou abandonar e gerar mais dúvidas e menos governabilidade.

Publicado no GQ em 06/06/2017

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais