CCJ da Câmara pode votar eleição direta para presidente


Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados pode votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 227/16 que permite eleições diretas para a Presidência da República, em caso de vacância do titular e de seu vice. Hoje, a Constituição diz que haverá eleição direta se a vacância do cargo acontecer nos dois primeiros anos de mandato. Nos dois últimos anos, ela seria indireta.
A PEC diz que haverá eleição indireta apenas se a vacância ocorrer nos últimos seis meses do mandato. A proposta é de autoria do deputado Miro Teixeira (REDE-RJ); o relator, Esperidião Amim (PP-SC). Se aprovada pela CCJ, será criada Comissão Especial para analisá-la.

TENDÊNCIA: Aprovação na CCJ

Compartilhe no Whatsapp:    http://bit.ly/2rOWHOv

Congresso analisa veto sobre ISS

Congresso analisa, na quarta-feira (24), vetos do presidente Michel Temer à Lei Complementar nº 157/16, que reforma o Imposto sobre Serviços (ISS) de qualquer natureza. Há uma demanda dos prefeitos para que os vetos sejam derrubados.

Temer vetou uma das principais mudanças aprovadas pela Câmara: a cobrança do tributo onde a operação ocorreu em casos específicos, como cartão de crédito ou débito e de factoring (aquisição de direitos de crédito) ou leasing (arrendamento mercantil). Se a mudança tivesse sido mantida pelo presidente, as operações poderiam ser tributadas pelo município em que são feitas ou segundo o domicílio do tomador da operação, e não no município sede da administradora do cartão ou da empresa financeira. Com o veto, a regra geral continua a ser sua cobrança no local do estabelecimento que presta o serviço.

TENDÊNCIA: Derrubada do veto

Câmara pode votar convalidação de benefícios

Câmara pode votar, na terça-feira (23), Projeto de Lei Complementar (PLP nº 54/15) que regulariza os incentivos fiscais concedidos por estados a empresas. Pela Constituição, eles só podem ser conferidos com aprovação unânime do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), mas muitos estados desobedeceram tal princípio. O Supremo Tribunal Federal (STF) tem decidido pela inconstitucionalidade dessas concessões, mas está aguardando o Congresso resolver o assunto, antes de adotar uma posição definitiva.

Pelo texto, a validação dos benefícios sem aval do Confaz dependerá não mais da unanimidade, mas do voto favorável de 2/3 dos estados (18) e de 1/3 de cada uma das cinco regiões do país. Se a Câmara aprovar o projeto conforme saiu do Senado, ele vai para sanção; se houver alterações, retornará para análise dos senadores, que darão a palavra final.

TENDÊNCIA: Aprovação

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais