Câmara inicia fase de votação da Reforma Trabalhista


Nesta quarta-feira (12), o relator da Reforma Trabalhista (PL nº 6.787/16), deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), vai apresentar seu parecer à Comissão Especial que analisa a matéria.

Entre os principais pontos do projeto estão a prevalência de acordo coletivo sobre a CLT em determinados direitos; a regulamentação do trabalho temporário; e a representação dos trabalhadores no local de trabalho em empresas com mais de 200 funcionários.

O relator deverá propor várias alterações ao texto original. As principais mudanças previstas são: ampliação das modalidades de contratação, como trabalho intermitente (jornada móvel) e teletrabalho (home-office); nova formatação para a representação dos trabalhadores no local de trabalho; a inclusão da substituição da contribuição sindical obrigatória pela chamada contribuição negocial.

Terceirização

Outra mudança cogitada é a inclusão de pontos referentes à terceirização. Mesmo após a sanção do projeto aprovado pelo Congresso que originou a Lei nº 13.429/2017, o governo trabalha com a possibilidade de retomar o tema. Há pressão para que algumas salvaguardas aos trabalhadores sejam incluídas na legislação. Há entendimentos de juristas da área de que a lei, como está, permite várias contestações judiciais.

Tramitação da reforma

Com relação ao processo de análise, a votação não acontecerá logo após a apresentação do parecer. O relator, como já anunciado, vai apresentar um substitutivo ao original, o que obriga a abertura de novo prazo de emendas (cinco sessões) ao texto proposto. Decorrido esse prazo e havendo emendas, ele deverá apresentar novo parecer. Após a leitura do novo voto, haverá pedido de vistas, o que só permite a discussão e a votação após o intervalo de duas sessões.

Considerando tais prazos e feriados de abril, a votação deve ocorrer entre a primeira e a segunda semana de maio. Como se trata de proposição em regime conclusivo de tramitação, a análise se esgota na comissão e pode ser encaminhada ao Senado na sequência. No entanto, é muito provável que seja aprovado o regime de urgência, o que levará o projeto para deliberação no plenário, podendo encurtar o prazo da análise. Outra possibilidade de votação em plenário é a aprovação de recurso com tal finalidade após a deliberação na Comissão Especial

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais