Câmara demonstra adesão a Temer


Os partidos aliados se preocupam em mostrar fidelidade ao presidente Michel Temer na votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que define teto de gastos públicos. Além de convencida da necessidade da medida para a recuperação da economia, a base considera que a votação permitirá ao presidente medir a “fidelidade dos aliados”. O Palácio do Planalto mandou um recado ao Congresso: não pretende preservar a relação fisiológica que dominou os acordos do governo Dilma Rousseff. Temer afirmou a líderes da base que chegou o momento de fazer um esforço pelo Brasil. Tudo indica que o presidente convenceu os parlamentares.

Novas regras para partidos

O senador Aécio Neves defende a prioridade da votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 36) que muda regras de funcionamento dos partidos políticos. Em discurso no Senado, Aécio cobrou a votação da proposta após 1º turno das eleições municipais. O texto limita o acesso dos partidos aos recursos do Fundo Partidário, estabelece uma cláusula de desempenho para as legendas e acaba com as coligações nas eleições de vereador e deputado. O texto prevê que essas mudanças serão feitas gradativamente a partir de 2018.

Colcha de retalhos

A reforma política não pode ser focada em assuntos específicos, como por exemplo a volta do financiamento de campanha por empresas, afirma o líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR), sobre as discussões que já tomam conta do Congresso sobre mudança no sistema político. Na avaliação do deputado, o que o país precisa é de uma ampla reforma que inclua o sistema político, eleitoral e da estrutura do Estado.

Telefonia

Está na pauta da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado um projeto de lei (PLS 159/2016) que determina à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que publique, em no máximo 30 dias, as reclamações que recebe e os indicadores de qualidade dos serviços oferecidos pelas empresas de telefonia. O relator do projeto, senador José Medeiros (PSD-MT), acredita que a maior publicidade das reclamações servirá de pressão para que as empresas de telefonia melhorem os serviços prestados. Hoje, a Anatel demora até seis meses para atualizar as informações.

Regulamentação da terceirização

Um projeto de lei (PLS 339/2016), considerado alternativo, trata da regulamentação da mão-de-obra terceirizada. A proposta, que já gerou bastante polêmica e discussão no Congresso, exclui as atividades-fim das funções que podem ser terceirizadas pelas empresas. O projeto é do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). O texto, além de não permitir a terceirização das atividades-fim pelas empresas, faz uma distinção entre atividades essenciais e não-essenciais ou atividades-meio e veda subcontratações.

Vedada experiência prévia para estagiário

Na Câmara, um projeto de lei (PL 5660/16), que tramita em caráter conclusivo, veda a exigência de experiência prévia dos candidatos em processo de seleção de estágio. De autoria do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), a proposta afirma que a experiência prévia não poderá ser requisito para admissão, nem critério de classificação dos candidatos. O descumprimento sujeita o infrator a multa de R$ 3 mil a R$ 30 mil. Na opinião de Gurgacz, o projeto evita que o estágio seja utilizado como um contrato de trabalho disfarçado. “A exigência prévia expressa uma contradição com o objetivo do estágio, que é justamente oferecer a experiência profissional ao estudante que ingressa no mercado de trabalho”, justifica o senador.

Contribuição sindical

A cobrança da contribuição sindical aos trabalhadores temporários pode ser proibida, segundo prevê projeto de lei (PL 5759/16) do deputado Pedro Cunha Lima (PSDB-PB), em tramitação na Câmara. Cunha lembrou que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT, Decreto-lei 5.452/43) retira desses profissionais a condição de empregado, em virtude da transitoriedade do contrato. O deputado acredita que a previsão legal reforça a necessidade de isentá-los do imposto sindical. Ao defender a proposta, ele criticou a decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que foi favorável à continuidade da cobrança. De 2005 a 2016, acrescenta o parlamentar, surgiram no Brasil 2 mil sindicatos, enquanto a taxa líquida de empregados sindicalizados ficou estacionada em 17%.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais