Câmara amplia investimentos obrigatórios no Orçamento


A Câmara dos Deputados aprovou ontem, em dois turnos, com ampla maioria (448 votos em primeiro turno e 453 no segundo turno), a PEC 2/2015, que torna impositiva a execução de emendas parlamentares de bancadas, que são destinadas a investimentos nos estados. De acordo com a proposta, a execução dessas emendas se torna obrigatória, limitada ao montante de 1% da receita corrente líquida do ano anterior. A matéria segue agora para análise no Senado Federal.

A aprovação da proposta foi mais um recado do Parlamento ao governo e embute outros aspectos negativos. Embora o Palácio do Planalto possa evocar o argumento de que a medida acaba com o chamado “toma-lá-dá-cá”, evitando que a liberação de emendas seja usada como moeda de troca por apoios no Legislativo, há outros significados envolvidos. Um deles é o aumento da perda de controle do governo sobre partes do orçamento. Vale ressaltar que hoje a execução das emendas parlamentares individuais já é impositiva até o limite de 1,2% da receita corrente líquida.

A ampliação dessas obrigações também é um obstáculo à proposta do ministro da Economia, Paulo Guedes, de desvinculação total das receitas públicas, na qual não existiriam verbas carimbadas e o governo possuiria total liberdade para executar o orçamento conforme sua conveniência.

Caso a medida seja aprovada também pelo Senado e promulgada, não deve gerar maior impacto na programação orçamentária no curto prazo, mas pode vir a se tornar um problema maior adiante. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), se comprometeu a votar a proposta “o mais rápido possível”.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais