Bolsonaro não é apenas antipetismo. É um outro Brasil


Um reducionismo comum nas eleições 2018 é creditar o protagonismo de Jair Bolsonaro (PSL) exclusivamente ao antipetismo. Por este viés, o capitão da reserva apenas personifica a oposição ao PT.

A carapuça interessa aos dois principais contendores no pleito hodierno. Ao próprio e a seu principal adversário, Fernando Haddad (PT), escolhido por Lula para representá-lo diante dos eleitores.

Para Bolsonaro é oportuno ser visto como o único capaz de impedir nova ascensão petista ao poder, pois agrega em torno de si a massa antipetista. No caso de Haddad, a motivação é mais ampla.

O receio em relação ao candidato do PSL, que atingiu 46% de rejeição na última pesquisa Datafolha, vai além do lulismo. Bolsonaro, por nunca ter ocupado o Executivo, configura-se uma incógnita maior do que a do PT.

O PT no poder não é um desconhecido. Pode representar a volta da esquerda conservadora, que prega receitas recessivas com espasmos de prosperidade mas sem soluções duradouras & que flerta com o autoritarismo, mas não será uma surpresa completa.

No poder, o PT sempre adotou ao extremo o pragmatismo político com o intuito de se manter no comando eterno da Nação. Para tanto, amalgamou-se com os mais reles dos políticos desde que tivessem votos.

Mundo plural

Diferente do lulismo, mais sofisticado ideologicamente e flexível politicamente, o bolsonarismo não tem experiência alguma no poder. Resume-se ao voluntarismo de um personagem tosco.

Bolsonaro é uma incógnita maior. Pode adotar a agenda liberal de seu guru econômico, Paulo Guedes. Ou não.

Lula, que será o presidente oculto do Brasil – a menos que a criatura se rebele contra o criador como fez Dilma Rousseff (PT) -, deverá aperfeiçoar o modus operandi. Talvez seja mais inflexível, mas provavelmente manter-se-á politicamente pragmático.

Como política não é linear, Bolsonaro, em que pese ser um político mal-acabado, representa estamentos expressivos da sociedade brasiliana. Há lideranças intelectualmente preparadas à direita, mas sem a capacidade de arregimentar multidões.

Desprezar esta evidência é afrontar a complexidade social e política do Brasil. As mudanças profundas pelas quais passa o mundo todo após o cataclismo que sepultou a sinistra afligem todas as democracias.

À dualidade EUA x URSS que predominou no século XX sobreveio a pluralidade de pensamento do século XXI. Como este novo mundo está em formação, vivenciamos as dores do parto.

O que antes seria uma anormalidade, passa a viger como normalidade, por mais espanto que provoque.

Assim, vemos gays de direita. Banqueiros de esquerda. Cristãos abortistas. Direita e esquerda estatizantes. Esquerda e direita liberais.

Bolsonaro representa uma parcela expressiva dos brasileiros que defendem valores tradicionais e soluções distintas daquelas apregoadas pelo PT. Ele pode não ser o melhor representante, mas é o que está à mão.

Outro Brasil

Entre outras características, seus simpatizantes cansaram-se do Estado gigamenso e opressor. Cansaram-se do culto à miséria e a criminalização da riqueza. Cansaram-se de leis que sobrecarregam empresários.

Cansaram-se dos militantes de direitos humanos, majoritários na mídia, que pregam a vitimização de marginais e a demonização das polícias. Cansaram-se de professores doutrinadores e que bloqueiam o pensamento direitista.

Cansaram-se da pregação em favor do aborto, quando a maior parte da população é contrária à sua liberação. Cansaram-se do desprezo com valores cristãos tradicionais.

Cansaram-se da política como meio para a ladroagem.  Cansaram-se do partido que tolera corrupção no seu quintal, mas condena a ladroagem do vizinho.

Cansaram-se do politicamente correto. Cansaram-se, enfim, de ver um partido fazer do Brasil uma extensão de seus diretórios.

Provavelmente esta parcela de brasileiros está iludida ao eleger Bolsonaro como a redenção de suas vidas. Certamente muitas são as contradições dentro desta multidão que pode chegar a um terço dos brasileiros.

Não interessa. Os que veem Bolsonaro como o messias vão além do antipetismo, pois vêm o mundo de um jeito diferente independente do candidato.

Se a academia não fosse dominada pelo pensamento da sinistra estaria agora pesquisando esta imensa diversidade ideológica e comportamental do Brasil. Na ciência, quando se pesquisa, pode-se desprezar o pesquisado, mas não o ignorar.

Brasil das divergências

O advento sólido da democracia, parida há 33 anos, promoveu tamanha liberdade que expôs uma sociedade complexa e altamente heterogênea. Esquerdistas podem não gostar de direitistas, e vice-versa, mas todos são legítimos.

A disputa política, potencializada em ano eleitoral e aliada a uma economia convalescente, encobre a pluralidade de opiniões. Vivemos num mundo plural, mas ainda o encaramos como se houvesse apenas dois lados.

Enfim, questão prenhe de questões.

O lado saudável desta catarse em que se transformaram as eleições é que ela só é possível em regimes democráticos. Haddad e Bolsonaro representam Brasis divergentes, mas legítimos.

Nossa tendência ao pessimismo se justifica, mas a pujança do Brasil reside justamente nesta miríade de posições divergentes, oposta ao pensamento único. Quem presidir o Brasil a partir de 2019 governará com mais sabedoria se perceber que não existe só um Brasil.

Existem vários Brasis. Pretender adotar uma receita consensual será infrutífero e prolongará a agonia que nos fez encalhar numa depressão econômica, política e moral sem precedentes. O caminho é optar pelo pensamento majoritário, mas sem desprezar as minorias.

Se quiser pacificar o País – não no sentido de acabar com as divergências -, o governante sábio terá que ser maior do que seu partido. Convencer-se de que o mundo está em transição, esquecer das fórmulas de manuais e entender que seus adversários também são brasileiros.

 

* Itamar Garcez é jornalista

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais