Bancada petista do Senado votará pelo afastamento de Delcídio do PT


Humberto Costa, líder do PT no Senado, deverá votar pelo afastamento do senador Delcídio Amaral do PT. Junto ao seu pensamento, está o do Rui Falcão, presidente nacional da legenda. A decisão foi tomada pela bancada petista no Senado na noite desta segunda-feira.

De acordo com a Agência O Globo, a avaliação dos senadores que participaram da reunião é que, diante da gravidade dos fatos contra Delcídio, também será inevitável a instalação de um processo no Conselho de Ética pela cassação de seu mandato, ao qual o PT não vai se opor.

Sobre a “descoordenação” da bancada com Rui Falcão, que disse, no dia da prisão de Delcídio, que o partido “não se julgava obrigado a qualquer gesto de solidariedade” ao líder do governo no Senado, parlamentares afirmaram que o desentendimento não foi por uma questão de mérito, e sim de forma. Uma das questões discutidas no encontro, porém, foi a necessidade da retomada do diálogo com a direção nacional do partido.

Além disso, no encontro, discutiram nomes para substituir Delcídio na presidência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Como decisão, apesar de a vaga ser do PT,  ela será ocupada interinamente pelo vice-presidente da CAE, Raimundo Lira (PMDB-PB). Mais para frente, ela poderá ser ocupada pela senadora Gleisi Hoffmann (PR) ou por Lindbergh Farias (RJ).

A bancada também concordou que, enquanto não sai a decisão sobre o novo líder do governo no Senado, os quatro vice-líderes vão trabalhar, juntos, coordenados pelo líder do governo no Congresso, José Pimentel (PT-CE).

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais