Balde de água fria


Foi um clima de perplexidade que tomou conta da presidente Dilma Rousseff com os pedidos de demissão dos ministros Eduardo Braga (Minas e Energia) e Hélder Barbalho (Portos). Para o governo federal, a saída dos ministros precipita o impeachment no Senado.

Hélder retorna à Câmara para dar continuidade ao mandato de deputado federal e não votará no processo, apreciado no domingo (17). Qual a preocupação? Ele foi indicado pelo pai, o senador Jader Barbalho (PMDB-PA). Eduardo não retornará ao Senado. Por enquanto, decidiu se licenciar e deixar a mulher e suplente, Sandra Braga (PMDB-AM), dona do mandato.

O governo pretendia seduzir as famílias Barbalho e Braga contra o impeachment. Inebriadas pela perspectiva de poder, ambas estão inclinadas a abandonar Dilma – sem ataques diretos à presidente. Ainda assim, o Planalto contabiliza dois novos votos ao processo.

Apesar da eterna disputa no PMDB, Eduardo e Jader preferem uma aliança com o vice-presidente Michel Temer. É o regresso do partido ao Executivo, o que não acontece desde a ascensão de Itamar Franco à Presidência da República.

Comissão Especial do Impeachment

Já está pronta para ser instalada na segunda-feira (25), às 16 horas, a Comissão Especial responsável pelo parecer de admissibilidade da denúncia contra a presidente Dilma Rousseff. O líder do PMDB, senador Eunício Oliveira (CE), encaminhou no último dia 20 ofício ao presidente Renan Calheiros (PMDB-AL), indicando os membros do partido que farão parte do colegiado. Eunício também indicou o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) para ser o presidente. Em outra negociação com o PSDB o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) surge como o mais provável indicado para ser o relator do processo de impeachment de Dilma. Já o senador José Maranhão (PMDB-PB), a quem cabia conduzir a reunião de eleição por ser o mais idoso, não concordou em participar dos trabalhos porque como presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania – CCJ, da qual é presidente, terá de conduzir as sessões de julgamento sobre eventuais recursos relativos ao processo.

 

Comissão Especial – Impeachment
PMDB
Titulares Suplentes
Raimundo Lira (PMDB-PB) Hélio José (PMDB-DF)
Rose de Freitas (PMDB-ES) Marta Suplicy (PMDB-SP)
Simone Tebet (PMDB-MS) Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN)
Dário Berger (PMDB-SC) João Alberto Souza (PMDB-MA)
Waldemir Moka (PMDB-MS) Vago
Bloco da Oposição (PSDB-PV-DEM)
Titulares Suplentes
Aloysio Nunes Ferreiras (PSDB-SP) Paulo Bauer (PSDB-SC)
Antonio Anastasia (PSDB-MG) Ricardo Ferraço (PSDB-ES)
Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) Tasso Jereissati (PSDB-CE)
Ronaldo Caiado (DEM-GO) Davi Alcolumbre (DEM-AP)
Bloco de Apoio ao Governo (PT-PDT)
Titulares Suplentes
Lindbergh Farias (PT-RJ) Humberto Costa (PT-PE)
Gleisi Hoffmann (PT-PR) Fátima Bezerra (PT-RN)
José Pimentel (PT-CE) Acir Gurgacz (PDT-RO)
Telmário Mota João Capiberibe (PSB-AP) – vaga cedida ao Bloco Socialismo e Democracia.
Bloco Socialismo e Democracia (PSB-PPS-PCdoB-REDE)
Titulares Suplentes
Romário (PSB-RJ) Roberto Rocha (PSB-MA)
Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) Cristovam Buarque (PPS-DF)
Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) Randolfe Rodrigues (REDE-AP)
Bloco Democracia Progressista (PP-PSD)
Titulares Suplentes
Ana Amélia (PP-RS) Sérgio Petecão (PSD-AC)
José Medeiros (PSD-MT) Wilder Morais (PP-GO)
Gladson Cameli (PP-AC) Otto Alencar (PSD-BA)
Bloco Moderador (PR-PTB-PSC-PRB-PTC)
Titulares Suplentes
Wellington Fagundes (PR-MT) Eduardo Amorim (PSC-SE)
Zezé Perrella (PTB-MG) Magno Malta (PR-ES)

 

Atentado ao consumidor

O líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), apresentou projeto de decreto legislativo para sustar o inciso da resolução da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que autoriza as operadoras de Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) a adotarem em seus planos de serviço a chamada franquia de consumo.

“O meu projeto é para sustar o efeito desse atentado aos consumidores brasileiros. Os incisos dessa resolução permitem que as operadoras de Serviço de Comunicação Multimídia prejudiquem o consumidor em clara afronta ao código de Defesa do Consumidor e ao Marco Civil da Internet”, afirmou.

Empresa Solidária com a Vida

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (20) o projeto de lei que prevê o Selo Empresa Solidária com a Vida às empresas que adotarem políticas para conscientizar e estimular os funcionários a doar sangue e medula óssea. O projeto retornou para novo exame na Câmara dos Deputados, uma vez que foi modificado no Senado.

As pessoas jurídicas que receberem o selo poderão usar a marca em propagandas e em publicações promocionais. Além disso, serão inscritas no Cadastro Nacional de Empresas Solidárias com a Vida. A cada ano cinco delas serão premiadas com o título Empresa Campeã de Solidariedade.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais