Balanço da Operação Lava-Jato

“A investigação ainda está em aberto. É difícil fazer previsões, mas espero acabar a minha parte na Lava-Jato até o fim do ano”. (Sérgio Moro)

Em Março a Operação Lava-Jato completou dois anos, e se tornou a maior investigação de esquemas de corrupção na história. Mesmo com as boas intenções do juiz Sérgio Moro para concluir o processo, pode ser que a operação se arraste, na medida que novas evidências surgem. Ao mesmo tempo que desvela a corrupção sistêmica no Brasil, a Lava-Jato tem aprovação da opinião pública, sendo uma esperança na eliminação de esquemas de desvios de dinheiro e jogos de poder.

Contudo, segundo o próprio Sérgio Moro, prolongar demais as investigações pode gerar desgaste na opinião pública para a Lava-Jato. Veja um balanço desses dois anos e alguns meses de investigações, com objetivo de apontar que passos serão dados no futuro, até sua imprevisível conclusão.

Do princípio aos dias atuais

Em 14 de Março de 2014, a Polícia Federal deflagrou a Operação Lava-Jato, que investigava um esquema de lavagem de dinheiro num posto de gasolina de Brasília, movimentando de forma suspeita, cerca de R$ 10 milhões. À época, o doleiro Alberto Youssef foi preso. Após mais de 2 anos, a operação já conta com 32 fases, cujos nomes tornaram-se motivo de curiosidade do público. Ao contrário do que se pensa, não é tarefa de um departamento específico da PF nomear cada uma das fases, e sim da equipe responsável, naquele momento.

Na 10ª fase, por exemplo, o nome “Que país é esse?” veio de um grampo envolvendo Renato Duque, ex-diretor da Petrobrás:

Veja cada uma das fases, seus nomes e a justificativa de cada um destes nomes.

Envolvidos

As investigações da Lava-Jato contêm um amplo espectro de pessoas e instituições envolvidas. O que parecia ser apenas lavagem de dinheiro num estabelecimento comercial chegou a estatais, como a Petrobrás e a Eletrobrás. Foram descobertas propinas na contratação de empresas, como por exemplo, da Odebrecht, da construtora Delta, em obras na usina de Belo Monte, Furnas, e até mesmo desvios de dinheiro no Ministério do Planejamento. A operação não poupou partido ou político, tendo citados nomes da cúpula do PMDB, tais como Romero Jucá, Eduardo Cunha, Renan Calheiros, José Sarney, e também o PT, do qual foram citados o ex-presidente Lula, e a presidente afastada Dilma Rousseff. Todos foram acusados de envolvimento direto em propinas, ou tentativa de atrapalhar o avanço das investigações. Foram também citados: Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (Rede)

Condenados

75 réus já foram condenados até o momento. Veja a listagem:

Fonte: Folha SP

Críticas à atuação de Moro

O juiz Sérgio Moro se tornou uma espécie de herói, certamente por sua atuação incomum, se considerados o histórico e os padrões da Justiça brasileira, agindo de forma eficiente e impondo condenações severas aos envolvidos em esquemas de corrupção. Todavia, a atuação de Moro enfrenta também críticas. Alguns juristas afirmam que ele cometeu excessos, principalmente na quebra de sigilo de grampos, envolvendo o ex-presidente Lula. Também foi criticado por Renan Calheiros, e pelo ministro do STF, Teori Zavascki, por supostamente “passar por cima da lei, e do próprio STF”, na condução das investigações. Há quem diga que as críticas a Moro são mera desculpa para frear a devassa que a Lava-Jato tem feito no meio político.

Delações premiadas

As delações premiadas foram as estrelas. Cada possibilidade de delação amedronta meia dúzia de políticos, segundo conversas dos bastidores. Existe o temor de que as delações caiam em lugar comum, e que sem provas concretas contra as pessoas citadas, tornem-se apenas um recurso na tentativa de abrandar penas. Dos 56 delatores, três poderiam ser mais incendiários:

Sérgio Machado

O ex-presidente da Transpetro causou furor ao afirmar que teria pago propina a nomes como Renan Calheiros, Aécio Neves e Gabriel Chalita, este último inclusive, com a participação do presidente em exercício, Michel Temer.

Delcídio do Amaral

O ex-senador do PT, que teve seu mandato cassado, depôs contra seus colegas de partido, e afirmou que tanto Lula quanto Dilma estavam agindo para impedir prisões e silenciar depoimentos, como o de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobrás.

Marcelo Odebrecht

Mesmo que a delação ainda não tenha sido fechada, é considerada nociva para o PT, pois desvelaria uma série de propinas envolvendo o ex-presidente Lula, e também o repasse de dinheiro ao marqueteiro responsável pela campanha de Dilma, João Santana.

Outras polêmicas

Pela primeira vez na história do Brasil, uma investigação chega ao topo do poder. A condução coercitiva do ex-presidente Lula, em Março deste ano foi um marco na Operação Lava-Jato, em sua 24ª fase, denominada Aletheia. Ele foi convidado a esclarecer o favorecimento próprio e de seus familiares por empreiteiras, no caso do sítio em Atibaia, e também no triplex no Guarujá. Após o episódio, a então presidente Dilma Rousseff teria manobrado para empossar Lula como ministro, na tentativa de conceder a ele foro privilegiado. Veja o registro do grampo:

Outro político que está a perigo é Eduardo Cunha, que foi afastado, e mesmo após sua renúncia ao cargo de presidente da Câmara dos Deputados, corre o risco de ser cassado. Veja a ascenção e a queda de Cunha em 10 frases.

Males que vem para bem

Além das condenações, a Lava-Jato também devolveu recursos aos cofres públicos. Entre acordos de leniência, repatriação de bens e multas, quase R$ 3 bilhões foram recuperados. Algumas leis foram modificadas, como por exemplo a Lei de Responsabilidade das Estatais, que estabelece novas regras para os cargos de chefia. Tramita em comissão especial na Câmara, por iniciativa do Procurador-geral da República, Rodrigo Janot, um pacote de 10 medidas anti-corrupção.

O que o destino trará

Ainda é incerto o prazo de conclusão, à medida que novas evidências e atores surgem, e novas delações se confirmem. Cabe ainda ao Supremo Tribunal Federal uma parte da investigação, relativa aos que possuem foro privilegiado. O legado da Lava-Jato talvez desperte no brasileiro a esperança no fim da impunidade, e o ideal de uma democracia mais limpa, livre da corrupção sistêmica.

 

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais