Aumenta apoio ao governo


Prestes a completar dois meses como presidente interino, Michel Temer tem bons motivos para comemorar o seu relacionamento com o Congresso Nacional.

Seu governo conseguiu aprovar a revisão da meta fiscal para 2016 e a Lei de Responsabilidade das Estatais, concluiu a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição que prorroga a Desvinculação de Receitas da União (DRU) na Câmara e fechou a indicação de Ilan Goldfajn no Senado para a presidência do Banco Central.

Teve também que fazer algumas concessões aos parlamentares, como aprovar o reajuste salarial para diversas categorias de servidores públicos e se comprometer com os senadores a vetar o aumento de 100% de participação de capital estrangeiro nas empresas de aviação aprovado pelos deputados.

Desde 12 de maio, quando Temer assumiu o governo, ocorreram 40 votações nominais e abertas na Câmara. A média de apoio obtido por ele na Casa foi de 56,49%. No primeiro mandato, a presidente afastada Dilma Rousseff obteve 48,19% (281 votações analisadas). No segundo mandato (analisado até 11 de maio), a média foi de 48,72% (229 votações).

Os dados permitem algumas conclusões importantes: 1. Melhorou o relacionamento entre Executivo e Legislativo; 2. O governo tem uma coordenação política mais eficiente; 3. O governo tem boas perspectivas para avançar na agenda do ajuste fiscal.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais