Atentado na boate Pulse e o discurso conservador norte-americano


Os Estados Unidos sofreram no último domingo, 12, o pior ataque com arma de fogo de sua história. O filho de afegãos nascido em Nova York, Omar Sadiqqui Mateen, invadiu a boate LGBT Pulse, em Orlando, na Flórida, e abriu fogo contra as pessoas que lá estavam.

O atirador matou 50 pessoas e deixou outras 53 feridas, e acabou morto numa troca de tiros com a polícia. Apesar de o Estado Islâmico ter assumido responsabilidade pela chacina, as autoridades norte-americanas não confirmaram a ligação de Sadiqqui com o grupo terrorista. Para o pai do atirador, o ataque tem nada a ver com religião, e que o filho teria ficado transtornado ao presenciar dois homens se beijando.

A boate Pulse é uma conhecida casa noturna de Orlando, frequentada pelo público LGBT, e que faz parte de uma rede na Flórida, que tem por objetivo despertar a consciência popular sobre a causa. Não há brasileiros confirmados entre as vítimas.

O ataque gerou comoção ao redor do mundo, e também entre os possíveis candidatos na corrida presidencial norte-americana, Donald Trump (Partido Republicano) e Hillary Clinton (Partido Democrata). O presidente Barack Obama considerou o caso como sendo uma manifestação de terror e ódio. Confira o pronunciamento de Obama:

Alguns pontos importantes e polêmicos foram levantados a partir desta tragédia. A pré-candidata democrata Hillary Clinton levantou a questão da posse de armas, sempre um ponto de discussões inflamadas na sociedade norte-americana. Uma parcela da população defende que o livre acesso a armas de fogo no país é a raíz de muitas tragédias e mortes. Os opositores dessa ideia afirmam que proibir o acesso não é o problema, e sim, evitar que as pessoas erradas tenham acesso a armas.

Já Donald Trump mais uma vez causou polêmica, com seu discurso de “eu avisei”. Veja os tweets do pré-candidato republicano:

Trump, já conhecido por sua postura anti-imigrantes, falou, não pela primeira vez, em combater o islamismo radical, algo que enfrenta muitas críticas por seus opositores. Há que se considerar também o fato de que Orlando é uma cidade com uma quantidade expressiva de imigrantes latinos, e que muitas das vítimas da boate Pulse eram também latinos.

Em outras ocasiões, o pré-candidato já se manifestou contrariamente também ao grupo de imigrantes latinos, e falou inclusive em construir um muro na fronteira com o México.

Ainda é cedo para avaliar o impacto das palavras de Trump quanto a votos, mas isso não impede o discurso xenófobo do pré-candidato.

A tragédia certamente pautará discussões a respeito da intolerância de gênero. Os Estados Unidos são um país com uma parcela da população bastante conservadora, que é contra medidas como, por exemplo, o casamento gay. O próprio pai do atirador Sadiqque Mateen afirmou que “cabe a Deus punir os homossexuais”. O FBI está investigando as ligações do atirador com grupos extremistas.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais