As incertezas que cercam o impeachment


A tendência de aprovação do processo de impeachment na Câmara ainda é majoritária, mas a batalha não está definida. A seguir, relação de vetores decisivos para consolidar a tendência pró-impeachment ou a sua reversão:

As 12 variáveis:

Tempo. A votação no plenário da Câmara deverá ocorrer entre os dias 15 e 20 de abril. Serão pelo menos 15 dias para que o governo trabalhe os indecisos em busca dos 75 votos que lhe faltam.

Votação. O voto será nominal e aberto, o que favorece a pressão popular. Eduardo Cunha já decidiu que a ordem da votação deve ser do Sul para Norte, o que é ruim para o governo, pois o Sul tem um maior viés pró-impeachment. Essa decisão poderá ser contestada pelo governo. No julgamento de Collor, no entanto, seguiu-se a ordem alfabética.

Plenário. O ambiente de plenário, tal qual o campo de uma partida de futebol, influencia no resultado. Muitos deputados podem mudar o voto a partir da “sensação térmica” do ambiente. Tal fato reforça a importância do item anterior.

Lava-Jato. Novas denúncias e delações podem impactar profundamente o processo. Em especial, se atingir os “top five” protagonistas: Dilma, Lula, Temer, Cunha e Renan.

Guerrilha Jurídica.
Ações diversionistas estão sendo adotadas por alguns aliados do governo. Seus advogados podem pedir o impeachment de Temer pelos mesmos motivos alegados contra Dilma.

Cunha. O PCdoB instruiu seus diretórios a entrar com ações populares contra a presença de Cunha no comando do processo. Caso ele seja afastado, mesmo temporariamente, a tramitação poderá ter atrasos e contratempos que favorecerão a petista.

STF. A Suprema Corte pode tomar decisões muito importantes que também afetarão o caso. Por exemplo: resolver que a nomeação de Lula é legal. Ou que Cunha deve ser afastado. Ou, ainda, que, Dilma tenha praticado ato para obstruir a Justiça.

Nova Base. A saída do PMDB abriu espaço para outros partidos. PP, PR e PSD, que possuem 122 votos, são o alvo preferencial. Vários cargos estão sendo oferecidos. Na próxima semana está prevista mudança na equipe ministerial. Caso a operação seja bem-sucedida, as chances de aprovação diminuem sensivelmente.

PGR. A PGR deverá pedir a abertura de inquérito no STF contra 70 parlamentares no início de abril. O governo acredita que a iniciativa pode alterar o humor dos parlamentares a favor do impeachment.

Popularidade. Nova pesquisa do Ibope informa que a aprovação de Dilma Rousseff permanece em patamares muito baixos. Sua administração é desaprovada por 82%.

Lula. Considerando que Dilma luta para ganhar cerca de 75 votos, Lula, livre para operar politicamente depois da decisão do Supremo, tem condições – mesmo ferido – de ajuda-la.

Manifestações. Adversários e defensores do afastamento programam intensificar as manifestações nas próximas semanas. O clima poderá ficar tenso, à medida que Dia D na Câmara se aproxima. Há riscos concretos de embates com violência.

O comportamento dos vetores acima mencionados é muito importante para o desfecho da questão e precisam ser monitorados. Considerando o pouco tempo para a votação do parecer, o governo está sufocado pelo calendário e pelos desafios que se apresentam.

Os obstáculos a serem vencidos para que a oposição faça valer seu atual favoritismo são igualmente impressionantes. Mesmo depois de vários erros e desgastes do Planalto, os votos para aprovar o impeachment ainda não estão garantidos.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais